Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Freguesia em Arcos de Valdevez trata sepulturas de familiares impedidos

A Junta de Freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez, vai ornamentar mais de 30 sepulturas do cemitério da aldeia para "confortar" os familiares impedidos de o fazer devido à limitação de circulação entre concelhos portugueses.

Freguesia em Arcos de Valdevez trata sepulturas de familiares impedidos
Notícias ao Minuto

17:07 - 29/10/20 por Lusa

País Cemitério

"A ideia surgiu, sobretudo, por causa dos nossos emigrantes nos Estados Unidos da América e em França. Nem todos têm familiares a quem pedir para lhes tratar das sepulturas. Precisamente um emigrante nessa situação contactou a Junta de Freguesia e foi assim que decidimos avançar". afirmou hoje à agência Lusa, o presidente da Junta de Cabana Maior, Joaquim Campos.

A "maior parte da população da aldeia é emigrante nos Estados Unidos, França, Suíça e Luxemburgo", acrescentou aquele autarca do distrito de Viana do Castelo.

"Normalmente os nossos emigrantes costumavam vir por esta altura, mas agora com esta pandemia não estão a arriscar. Há também pessoas que não querem que os seus idosos venham tratar das campas, por recearem contágios, e outras que não residem no concelho e que também nos pediram apoio", referiu.

Na semana passada o Governo decidiu limitar circulação entre concelhos portugueses entre as 00:00 de sexta-feira e as 06:00 de 03 de novembro.

O autarca adiantou que o executivo decidiu também limpar e ornamentar "todas as campas que apresentam sinais de algum abandono", bem como "homenagear as 300 sepulturas e jazigos do cemitério, através da colocação de uma vela em cada uma".

"Temos de ter alguma sensibilidade por tudo o que estamos a atravessar. Temos de estar juntos, e não podemos olhar para o lado", afirmou.

Segundo Joaquim Campos a Junta de Freguesia vai gastar cerca de 800 euros com a aquisição das velas e das flores.

Já a limpeza de todo o cemitério está a ser assegurado por duas funcionárias, uma da Junta de Freguesia e outra do Conselho de Diretivo dos Baldios de Cabana Maior.

Anunciada na quinta-feira, após uma reunião do Conselho de Ministros, a decisão do Governo de limitar a circulação entre concelhos do território continental entre os dias 30 de outubro (sexta-feira) e 03 de novembro (terça-feira), ou seja, durante o fim de semana correspondente ao Dia de Finados, tem como objetivo "conter a transmissão do vírus e a expansão da doença" covid-19.

"Visa evitar que a circulação de cidadãos para fora do concelho de residência habitual que poderia verificar-se em função do feriado de Todos os Santos e do Dia dos Finados contribua como foco de transmissão da doença", lê-se na resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, acrescentando novas medidas ao decreto que declara a situação de calamidade em todo o território nacional continental devido à pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório