Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Melhores contas em 20 anos". Penafiel com saldo positivo de 6,2 milhões

A Assembleia Municipal de Penafiel aprovou as "as melhores" contas "de sempre em mais de 20 anos" da câmara, com um resultado positivo de cerca de 6,2 milhões de euros em 2019, revelou hoje a autarquia.

"Melhores contas em 20 anos". Penafiel com saldo positivo de 6,2 milhões
Notícias ao Minuto

20:30 - 01/07/20 por Lusa

País Resultados

Em comunicado, a Câmara Municipal de Penafiel, liderada por António de Sousa, avança hoje que as contas de 2019, "as melhores de sempre em mais de 20 anos", e com "indicadores muito positivos em todas as áreas", foram aprovadas pela Assembleia Municipal na reunião da última sexta-feira.

A autarquia conseguiu encerrar o ano de 2019 com um resultado positivo de cerca de 6,2 milhões de euros e, pelo "terceiro ano consecutivo", diminuir o seu passivo, que, comparativamente a 2018, atingiu uma redução na ordem dos 7,7 milhões de euros.

"São de resto as melhores contas de sempre da autarquia, há mais de 20 anos, desde que existe o POCAL, ou seja, Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais", refere o município.

No documento, a autarquia acrescenta ainda que, face a 2018, se verificou uma redução de 60% no pagamento de faturas com mais de 90 dias e que o "total das dívidas a terceiros" diminuiu 30% face ao mesmo período homologo.

"Nos dois últimos exercícios, entre 2017 e 2019, a dívida total da autarquia reduziu cerca de 44%. Já no que diz respeito ao valor da dívida a terceiros de curto prazo -- dívida a fornecedores -- desceu cerca de 6,2 milhões de euros (-36,76%) face a 2018", lê-se no documento.

A autarquia justifica o "bom percurso de gestão financeira" com o cumprimento dos limites de endividamento previstos "por larga margem", que permitiram arrecadar cerca de seis milhões de euros.

Citado no comunicado, o presidente da câmara de Penafiel afirma que os resultados são "a melhor resposta" que o município poderia dar "a quem passa meses a dizer que está tudo mal".

"Mais importante ainda é que estes resultados financeiros e operacionais dão a Penafiel o conforto para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham por força da pandemia, e permite executar os investimentos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e ainda as obras planeadas para as nossas freguesias", afirma António de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório