Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo garante respostas em breve a alunos açorianos no continente

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, garantiu hoje que "nas próximas horas ou nos próximos dias" serão anunciadas decisões sobre os estudantes açorianos que estão no continente em isolamento social.

Governo garante respostas em breve a alunos açorianos no continente
Notícias ao Minuto

16:59 - 02/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Estamos a avaliar essa situação. Não é algo que esteja ausente das nossas preocupações, compreendemos a ansiedade quer dos estudantes açorianos deslocados, quer das suas famílias", declarou o governante, em conferência de imprensa em Ponta Delgada a propósito da evolução da pandemia de covid-19.

"Nas próximas horas ou nos próximos dias poderemos anunciar decisões sobre essa matéria", acrescentou Vasco Cordeiro, garantindo respostas sempre em articulação com a Autoridade Regional de Saúde.

Na quarta-feira, a Juventude Social-Democrata (JSD) dos Açores tinha manifestado preocupação com os estudantes açorianos retidos no continente devido à covid-19, tendo apelado ao Governo Regional para que faça um "acompanhamento eficiente" da situação.

"O contexto pandémico presente exige que, antes de serem tomadas medidas específicas, seja necessário saber quantos estudantes açorianos estão deslocados, de que ilhas provêm e em que zona do país se encontram, para que se possa proceder a um acompanhamento eficiente dos alunos com o objetivo de que estes possam regressar às ilhas de origem", declarou, citado em nota de imprensa, o presidente da JSD nos Açores, Flávio Soares.

O Governo dos Açores (PS) decidiu hoje fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região.

Ficam interditadas, segundo Vasco Cordeiro, "as deslocações entre concelhos" a partir das 00:00 de sexta-feira e as 00:00 de dia 17 de abril.

"Estas medidas aqui anunciadas pretendem salvaguardar a saúde pública, concretamente na ilha de São Miguel, mas só surtirão efeito se todos nós as cumprirmos escrupulosamente", acrescentou.

São Miguel é formada pelos concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste.

O Governo dos Açores determinou também o encerramento do atendimento ao público em todos os serviços públicos, da administração regional e local, de estabelecimentos comerciais, industriais e serviços, na ilha de São Miguel.

Algumas das exceções previstas na resolução aprovada pelo Governo Regional prendem-se com o abastecimento de bens essenciais à população da ilha e a manutenção da atividade de setores tidos por fundamentais para esse objetivo, como a pecuária ou as pescas.

A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje para 63 o número de casos positivos de covid-19 na região, com três novos infetados em São Miguel, dois na Terceira e um na Graciosa.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório