Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: "1.200 reclusos podem ser libertados". Um milhão de infetados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "1.200 reclusos podem ser libertados". Um milhão de infetados
Notícias ao Minuto

15:30 - 02/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

A autorização da renovação do Estado de Emergência proposta pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a ser votada pelos deputados da Assembleia da República. O novo texto apresenta algumas alterações face ao decreto de Estado de Emergência anterior.

Segundo o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde há já 209 mortos e mais de nove mil infetados em Portugal. Mas há esta quinta-feira, uma boa notícia, com o número de recuperados a subir para 68.

Por seu lado, a Europa, Itália e Espanha continuam a apresentar os números mais graves desta pandemia. No mundo inteiro, no total, foram infetadas mais de um milhão de pessoas com a Covid-19 e mais de 50 mil morreram. Pode acompanhar aqui os dados do centro de pesquisa da Universidade Johns Hopkins, que estão em permanente atualização

Continue a acompanhar-nos aqui.

21h15 - Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, adiantou em entrevista à RTP3 que "cerca de 1.200 presos podem ser libertados", como medida preventiva de propagação do novo coronavírus nas prisões. "Estamos neste momento com uma população de cerca de 12.600 reclusos, o número nunca é fixo porque varia por dia", frisou, afirmando que estamos a falar de "cerca de 10%".

21h07 - A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em 'drones', durante o estado de emergência devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

20h47 - A pandemia de Covid-19 ultrapassou hoje a barreira de um milhão de infetados e de 50.000 mortos em todo o mundo, desde dezembro, segundo o último balanço da agência France Presse, a partir de dados oficiais.

20h43 - O maior crematório de Milão encerrou hoje devido ao afluxo de corpos que não teve capacidade para incinerar, anunciou hoje o município da capital lombarda.

20h41 - O impacto da pandemia de Covid-19 não é neutro do ponto de vista do género e afetará distintamente homens e mulheres, com estas a estarem sujeitas a custos económicos mais severos, alertam as Nações Unidas.

20h37 - A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção foi cancelada, mas no dia em que deveria decorrer a final, 16 de maio, haverá um espetáculo que junta os cantores que deveriam representar os 41 países concorrentes deste ano. O tema que iria representar Portugal - "Medo de Sentir" (composto por Marta Carvalho e interpretado por Elisa) - foi escolhido a 07 de março, na final do Festival da Canção, que decorreu em Elvas.

20h33 - D. Duarte Pio, o duque de Bragança, recorreu às redes sociais para dar conta da doação de máscaras de proteção individual que fez ao Hospital de Setúbal, bem como para mostrar o trabalho do filho como bombeiro.

20h27 - A Autoridade de Saúde Regional dos Açores revelou hoje que foi detetada uma cadeia de transmissão secundária de Covid-19 na ilha de São Miguel, o que motivou a criação de cercas sanitárias em todos os concelhos da ilha.

20h19 - O presidente da FIFA afirmou hoje, durante uma videoconferência com a CONMEBOL, que "o futebol não é o mais importante" e que "ninguém sabe quando voltará a ser o que era", face à pandemia de Covid-19.

20h05 - O Presidente da República falou ao país sobre o Estado de Emergência, a partir do Palácio de Belém.

"Vai ser o maior desafio dos últimos 45 anos. Atinge vida e saúde. O caminho é muito longo e muito exigente", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, depois de renovar o Estado de Emergência até dia 17 de abril.

"Temos vindo a reduzir o aumento percentual de novos casos. Ganhámos a primeira fase e teremos de ganhar a segunda. Valores vão crescer em termos absolutos mas terão de descer em termos percentuais", continuou, apelando aos portugueses que "nesta Páscoa" não troquem "anos na vida e na saúde de todos por uns dias de férias, de dentro e para fora, de outros".

Leia aqui o resto da declaração do chefe de Estado.

19h53 - O Banco Mundial vai disponibilizar até 160 mil milhões de dólares (cerca de 146 mil milhões de euros), nos próximos 15 meses, para apoiar medidas destinadas a ajudar os países a responder ao impacto provocado pela Covid-19.

19h46 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO reuniram-se hoje por videoconferência para discutir as estratégias que evitem que a pandemia de Covid-19 se torne uma crise de segurança.

19h35 - Oito novos espetáculos vão poder ser vistos na sala 'online' do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), durante o mês de abril, informou hoje o teatro.

19h26 - Uma utente do lar Dra. Leonor Beleza, em Santo Tirso, morreu hoje infetada pelo novo coronavírus no hospital São João, onde estava internada desde terça-feira, disse à Lusa a porta-voz da misericórdia.

19h21 - As autoridades gregas referiram-se hoje a "uma situação extremamente crítica" na ilha de Mykonos, após o anúncio de um novo caso da pandemia de Covid-19 detetado nesta ilha das Cíclades e com enorme afluxo turístico.

19h18 - As estações de televisão BBC News, CNN internacional e Euronews vão oferecer espaços publicitários num valor de 46 milhões de euros às grandes organizações internacionais e aos ministérios da saúde para difundir mensagens de informação sobre o novo coronavírus.

19h13 - O PSD questionou hoje o Governo sobre medidas para reforçar a proteção às vítimas de violência doméstica, considerando que o maior isolamento devido à pandemia de covid-19 pode ser "um barril de pólvora" para o aumento deste crime.

19h04 - O Ministério da Administração Interna partilhou hoje que foram detidas 96 pessoas por crime de desobediência "designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório". Na mesma nota, enviada às redações, é referido ainda que foram também "encerrados 1.701 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas".

19h01 - Para desanuviar, partilhamos consigo que depois de Quim Barreiros ter adaptado um dos seus temas de maior sucesso à crise que estamos a viver devido à pandemia do novo coronavírus, também a Ágata resolveu fazer o mesmo. Aderindo ao desafio, a cantora escreveu novos versos e adaptou o tema 'Sozinha' à realidade atual.

18h53 - O Grupo Desportivo de Transplantados de Portugal (GDTP) alertou hoje que há muitos transplantados e candidatos a transplante obrigados a trabalhar e sem possibilidade de teletrabalho, estando expostos a um maior risco de contrair a infeção pelo novo coronavírus.

18h50 - Já terminou a conferência de imprensa do primeiro-ministro - pode recordar aqui as principais incidências. António Costa vai agora ser recebido pelo Presidente da República, que falará ao país pelas 20h.

18h41 - mulher de Rüstü, antiga lenda da seleção turca que passou por FenerbahçeBesiktas e Barcelona, falou sobre a condição clínica do seu marido que está infetado com o novo coronavírusIsil diz que o seu marido está “um pouco melhor” e que não está internado nos cuidados intensivos como foi escrito inicialmente.

18h36 - França regista mais 471 mortos nas últimas 24 horas, superando assim as 4.500 vítimas mortais por Covid-19. Há ainda a registar 6.399 pessoas em estado grave pelo novo coronavírus.

18h29 - O presidente do parlamento iraniano testou positivo ao novo coronavírus, anunciou hoje a televisão estatal da República islâmica, onde diversos deputados já contraíram a doença.

18h15 - O primeiro-ministro já fala ao país após Conselho de Ministros para apresentar algumas das novas medidas do Estado de Emergência, nomeadamente durante o período da Páscoa - entre quinta-feira, dia 9 e  segunda-feira, dia 13. São elas:

  • Não deve haver ajuntamentos de mais do que cinco pessoas, exceto pessoas com laços familiares;
  • Deslocações para fora dos concelhos de residência que será fiscalizada pelas forças de segurança e cuja violação constitui um crime de desobediência;
  • Estão também encerrados todos os aeroportos, exceto para voos de carga, de natureza humanitária ou de repatriamento;
  • Haverá isenção de taxas moderadoras para todos os doentes com Covid-19 na fase de diagnóstico e de tratamento;
  • Nas prisões:
    • Pessoas idosas ou fragilizadas poderão ser libertadas;
    • Haverá perdão parcial de penas de prisão até 2 anos (exceção feita a quem cometeu crimes de homicídio, violação, abuso de menores, crimes de violência doméstica e a pessoas que tiveram funções de responsabilidade)
    • Poderá ser concedida liberdade condicional por 45 dias

18h05 - A mbia registou hoje a primeira morte pela Covid-19 no país. O governante zambiano referiu que a morte foi registada nas primeiras horas de hoje e que o país detetou três novos casos de infeção, situando-se agora nos 39.

17h59 - O governo brasileiro vai retirar mais 200 cidadãos que se encontram retidos na África do Sul, devido ao recolher obrigatório de contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus, através de um voo fretado, disse hoje à Lusa fonte oficial.

17h50 - Alguns hospitais italianos iniciaram um tratamento experimental de plasmaterapia, que utiliza o sangue de doentes curados do novo coronavírus para tratar os que se encontram em estado grave.

17h43 - "Não fique de pijama". Ao longo desta quarentena, a socialite Lili Caneças tem vindo a aproveitar as potencialidades das redes sociais para continuar em contacto com os seus seguidores, sobretudo no Instagram. Ainda hoje publicou mais um vídeo no qual surge animada a dançar.

17h37 - A Alemanha vai deixar entrar no país dezenas de milhares de trabalhadores sazonais estrangeiros para garantir a colheita agrícola, revertendo uma proibição inicial por causa da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o Governo.

17h25 - É oficial. Os jogadores do Atlético de Madrid vão sofrer um corte salarial de 70%. O clube anunciou, esta quinta-feira, que os jogadores da equipa principal, da equipa B e da equipa principal feminina assinaram um acordo que resultará na redução dos salários enquanto durar o Estado de Emergência em Espanha por conta da pandemia do novo coronavírus

17h18 - A Arábia Saudita, um dos países mais afetados pela covid-19 no Golfo Pérsico, impôs hoje um recolher total de 24 horas nas cidades sagradas do Islão Meca e Medina, para "combater a pandemia do novo coronavírus".

17h04 - As mortes em Itália associadas ao novo coronavírus ascenderam esta quinta-feira às 13.915, com mais 760 óbitos registados nas últimas 24 horas, um número ligeiramente superior ao de quarta-feira, mas as infeções continuam a descer.

16h53 - São já conhecidas duas das medidas aprovadas pelo Conselho de Ministros. Uma delas diz respeito à circulação no período da Páscoa, em que será proibida a circulação fora do concelho de residência permanente de 9 a 13 de abril. Além disso, também vai ser limitada a capacidade de transporte em veículos ligeiros a duas pessoasexceção feita a familiares diretos

16h49 - A OMS partilhou uma imagem com recomendações para quem está em casa doente com Covid-19 e que incluem:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com gel desinfetante;
  • Ficar em casa sem ir trabalhar, à escola ou a locais públicos. Descansar, beber muitos líquidos e fazer uma alimentação nutritiva;
  • Ficar num quarto separado dos outros membros da família, mas se isso não for possível usar uma máscara e manter uma distância de pelo menos 1 metro dos restantes. Manter o quarto arejado e, se possível, ter uma casa de banho própria;
  •  Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e nariz com o cotovelo ou usar um lenço descartável. Caso sinta falta de ar deve ligar de imediato para o hospital;

Notícias ao Minuto

16h46 - A PSP deteve nos Açores, na quarta-feira, em São Miguel, duas pessoas por não terem respeitado o isolamento profilático e o recolhimento domiciliário, no âmbito da pandemia de covid-19, anunciou hoje a polícia.

16h41 - A Covid-19 atingiu até hoje 205 Estados e territórios, mas segundo a página eletrónica da Organização Mundial da Saúde (OMS) existem mais de 15 países aparentemente livres do novo coronavírus ou onde os dados não estão disponíveis.

16h31 - A proposta de lei que permite aos inquilinos em dificuldades suspender o pagamento da renda durante o estado de emergência e mês subsequente foi hoje aprovada no parlamento com o voto favorável do PS e abstenção das restantes bancadas.

16h28 - O reputado físico espanhol José Ignacio Latorre retratou os vários ângulos de como pode ser abordada esta pandemia, em que "o bem-estar de uma maioria vai impor-se às custas de uma dolorosa minoria".

16h21 - Um teórico da conspiração conduziu um comboio a toda a velocidade para fora das linhas férreas por forma a embater, de forma intencional, num navio-hospital da Marinha norte-americana, no porto de Los Angeles, porque estava desconfiado de que a presença da embarcação estivesse relacionada com a pandemia da Covid-19.

16h16 - A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa não vai retomar as atividades letivas presenciais até ao final do segundo semestre devido à pandemia de covid-19, informou hoje o diretor da instituição.

16h11 - Em Itália, "70% dos dadores de sangue testaram positivo à Covid-19". O cenário reflete o que se passa na vila de Castiglione d’Adda, localizada na região italiana da Lombardia.

16h09 - Uma mulher foi apanhada pela polícia britânica a violar quarentena para comprar... canábis. "Devia ter seguido as normas e ficado em casa", disseram as autoridades.

16h07 - A polícia municipal de Madrid, em Espanha, reuniu-se numa rua deserta para prestar uma sentida homenagem aos mortos por Covid-19.

16h01 - Putin vai manter russos em casa com ordenados garantidos até ao próximo dia 30 de abril. O presidente russo admite que a situação que o país vive devido à pandemia é "complicada".

15h58 - O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, propôs hoje a criação de um fundo europeu específico e temporário para "relançar a economia europeia" em face das consequências da pandemia provocada pelo coronavírus, como alternativa aos chamados 'coronabonds'.

15h49 - A precisar de se mexer? A Guarda Nacional Republicana desafia-o(a) a treinar em casa. Depois de um treino de alongamentos na quarta-feira, a autoridade sugere hoje um treino em circuito. 

15h42 - Um estudo levado a cabo por investigadores dos EUA e da China revela que Inteligência Artificial (IA) pode ser uma forma eficaz analisar o novo coronavírus e desenvolver técnicas de tratamento adequadas, reduzindo dessa forma a mortalidade da doença.

15h39 - O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse hoje que o lar de idosos do Centro Paroquial e Social de Grade, com quatro casos de Covid-19, vai ser desinfetado na sexta-feira, denunciando a "falta" de testes na região Norte.

15h35 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com Covid-19, disse hoje o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o assunto.

15h33 - A zona do Parque das Nações, em Lisboa, vive atualmente num "silêncio ensurdecedor". A descrição é feita pelo o presidente da Associação de Moradores e Empresários do Parque das Nações (AMEPN) que fala em hotéis encerrados, maioria das empresas fechadas ou em teletrabalho, e apenas alguns restaurantes a trabalharem em regime de 'take-away'.

15h32 - Trabalhar a partir de casa pode apresentar-se como um desafio, especialmente quando envolve também a presença de crianças. Anote estas cinco dicas para relaxar enquanto 'teletrabalha'.

15h30 -  As forças de segurança e os bombeiros vão ser a partir de hoje prioritários nos testes à Covid-19, anunciou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. 

15h26 -  DGS está cautelosa sobre as previsões do pico da pandemia em Portugal. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas disse que a curva ainda está a subir. "Estamos francamente em ascendência, não uma ascendência exponencial e abrupta. Temos tido uma subida relativamente aplanada, mas não sabemos quando vai ser o pico com certeza", respondeu.

15h20 - Os Açores vão fixar cercas sanitárias nos concelhos da ilha de S.Miguel. O anúncio foi feito por Vasco Cordeiro, ao início da tarde desta quinta-feira.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório