Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aviso amarelo para Açores a partir de segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje aviso amarelo para o grupo ocidental dos Açores a partir de segunda-feira, e para o grupo central na terça-feira, devido a vento e agitação marítima.

Aviso amarelo para Açores a partir de segunda-feira
Notícias ao Minuto

16:20 - 12/01/20 por Lusa

País Mau tempo

Segundo o comunicado enviado hoje pelo IPMA, as ilhas das Flores e do Corvo estão em aviso amarelo devido à agitação marítima a partir das 18h00 de segunda-feira e até às 15h00 de terça-feira, sendo que o aviso para o vento está vigente no grupo ocidental entre as 21h00 de segunda-feira e as 9h00 de terça-feira.

No grupo central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge), o aviso vigora entre as 00h00 e as 12h00 de terça-feira, período em que se espera o agravamento da agitação marítima, com ondulação de noroeste, e do vento, com direção sudoeste, rodando para noroeste, à semelhança do que acontece no grupo ocidental.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda medidas de autoproteção, que incluem a consolidação de telhados, portas e janelas, o corte ou a poda de árvores que apresentem risco de queda e evitar circular nas estradas sem necessidade.

Para a agitação marítima, os conselhos incluem o reforço das amarrações das embarcações, ou mudá-las para um local seguro, não praticar atividades relacionadas com o mar e evitar circular em zonas ribeirinhas e junto da orla costeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório