Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Deputados aprovam audições de Cândida Pinto, José Fragoso e CT da RTP

Os deputados da comissão de Cultura e Comunicação aprovaram hoje por unanimidade as audições da diretora-adjunta de informação da RTP, Cândida Pinto, do diretor de programas e da Comissão de Trabalhadores, no âmbito do adiamento do 'Sexta às 9'.

Deputados aprovam audições de Cândida Pinto, José Fragoso e CT da RTP
Notícias ao Minuto

14:41 - 11/12/19 por Lusa

País RTP

A comissão parlamentar votou assim, favoravelmente, o requerimento apresentado pelo grupo parlamentar do PSD para audição urgente da diretora-adjunta de informação, Cândida Pinto, do diretor de programas, José Fragoso, e da Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP sobre o programa "Sexta às 9".

Em causa está o adiamento da emissão de um episódio do programa "Sexta às 9", cujo tema era a exploração de lítio, justificado pela direção de informação da RTP com a necessidade de fazer uma cobertura mais alargada da campanha eleitoral.

Na semana passada, a comissão parlamentar de Cultura e Comunicação ouviu a jornalista e coordenadora do programa, Sandra Felgueiras, a diretora de informação, Maria Flor Pedroso, e o presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Reis.

No entanto, o PSD considerou que estas audições ainda suscitaram dúvidas, pelo que requereu três novas audições, aprovadas agora por unanimidade.

A investigação em causa, emitida no âmbito do programa "Sexta às 9" na RTP, contou com o depoimento do antigo presidente da Câmara do Porto, Nuno Cardoso, que disse ter avisado, em reunião, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, e o secretário de Estado João Galamba das alegadas ilegalidades decorrentes da concessão da exploração de lítio a uma empresa que tinha sido recentemente criada.

Dois dias após o encontro, João Galamba assinou o contrato para a construção da refinaria de lítio, um negócio, segundo a investigação de Sandra Felgueiras, avaliado em, pelo menos, 350 milhões de euros.

Paralelamente, o episódio do 'Sexta às 9' avançou ainda que o antigo secretário de Estado Jorge Costa Oliveira estava também ligado ao negócio, como consultor financeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório