Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

São João da Madeira tem "a única pista circular de gelo natural do país"

A Câmara de São João da Madeira revelou hoje que investiu 40.000 euros para ter no centro da cidade aquela que descreve como "a única pista circular de gelo natural do país", no âmbito da sua programação natalícia.

São João da Madeira tem "a única pista circular de gelo natural do país"
Notícias ao Minuto

13:02 - 03/12/19 por Lusa

País São João da Madeira

Tendo nesse rinque de patinagem a principal atração natalícia ao centro pedonal da cidade, a autarquia do distrito de Aveiro quer assim valorizar a Praça Luís Ribeiro como ponto de confluência de várias artérias com comércio tradicional.

A pista escolhida para o efeito envolve gelo natural à base de água e ocupa com essa matéria-prima um corredor de cinco metros de largura disposto sobre um círculo com 25 metros de diâmetro.

Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, justifica o investimento com o objetivo de proporcionar aos visitantes da cidade uma experiência diferente que, embora paga, se distingue da restante oferta da região e mesmo a nível nacional.

A estrutura só pode ser frequentada por utilizadores com idades a partir dos seis anos, mas crianças mais novas poderão aceder ao rinque de patinagem sob "responsabilidade e acompanhamento" de um adulto.

"O programa de atividades de Natal visa potenciar o contacto entre as pessoas, convidando-as a viver esta quadra na rua", declara Jorge Vultos Sequeira à Lusa, referindo que as propostas da quadra resultam de uma parceria entre Câmara e Associação Comercial de São João da Madeira.

"A pista de gelo constitui um importante espaço de encontro entre os cidadãos, em especial nesta altura do ano em que se vincam os laços que nos unem enquanto comunidade e que nos aproximam de quem nos visita, reforçando os valores da coesão social e da solidariedade", acrescenta.

Além da estrutura de patinagem em funcionamento até 05 de janeiro, o programa de animação natalícia de São João da Madeira integra iluminação destinada "a valorizar a paisagem urbana em que se insere", recorrendo para isso a "100.000 luzes LED e 200 motivos decorativos alusivos à quadra" - distribuídos por diversas ruas e praças da cidade, entre as quais este ano também o Parque Ferreira de Castro.

Concertos corais, uma recriação da chegada do Pai Natal e um mercado sustentável são outras das propostas anunciadas para a Praça Luís Ribeiro, cuja oferta é complementada este sábado com a realização de um Bazar de Natal na Oliva Creative Factory, onde o foco será em design, moda, joalharia, artesanato urbano, ilustração e brinquedos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório