Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Única ambulância pediátrica no Algarve com "constrangimentos"

A ambulância especializada para transportar recém-nascidos, bebés e crianças está com constrangimentos há duas semanas por não ter um pediatra para assegurar o serviço. Centro Hospitalar esclarece que o transporte está operacional na maior parte dos dias, existindo constrangimentos para garantir alguns períodos das escalas.

Única ambulância pediátrica no Algarve com "constrangimentos"
Notícias ao Minuto

19:28 - 06/11/19 por Notícias Ao Minuto

País Algarve

A única ambulância pediátrica no Algarve deixou de estar 100% operacional desde a passada segunda-feira, avançou hoje a TVI24. O veículo não está a ser utilizado em todos os horários porque não há nenhum pediatra disponível para garantir o serviço. Segundo o canal da estação de Queluz, ao que tudo aponta, a situação irá manter-se, pelo menos, até ao final da próxima semana. 

A falta de pediatras no Centro Hospitalar Universitário do Algarve não é novidade e já não é a primeira vez que a ambulância em causa sofre constrangimentos devido à falta de profissionais, como aconteceu, designadamente, durante o verão deste ano e o final do ano passado. 

A alternativa é o transporte noutras ambulâncias, que não dispõem do equipamento necessário para assistir bebés e recém-nascidos em estado crítico.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve esclarece, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que o transporte está operacional "na maior parte dos dias, registando-se contudo constrangimentos para garantir alguns períodos das escalas". 

Recordando que as "escalas são instrumentos de trabalho dinâmicas", sujeitas por isso a alterações, o CHUA assegura que "está a trabalhar no sentido de as completar". 

Neste sentido, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve "já tomou as diligências necessárias para garantir, em conjunto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), a resposta adequada em caso de necessidade especifica de transporte inter-hospitalar". 

O Centro Hospitalar refere ainda que  tipo de transporte é apenas acionado em "situações muito específicas e excecionais do ponto de vista clínico, uma vez que o CHUA presta cuidados neonatais e pediátricos de elevada complexidade e diferenciação na sua unidade". 

[Notícia atuaizada às 12h50 do dia 7 de novembro. Acrescenta o esclarecimento do Centro Hospitalar Universitário do Algarve]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório