Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Habitantes de aldeia de Seia recuperação tradição ancestral

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, no sábado, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.

Habitantes de aldeia de Seia recuperação tradição ancestral
Notícias ao Minuto

15:40 - 04/11/19 por Lusa

País Seia

Naquele dia, os habitantes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro, terra de pastores, "reavivam uma das tradições mais antigas na região", foi hoje anunciado pela organização.

Segundo a fonte, "em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto".

As carnes utilizadas na confeção dos pratos típicos são provenientes do gado criado na Serra da Estrela.

"Esta é uma prática cultural que corria o risco de se perder e que, nos últimos anos, com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha, tem sido reavivada pelos locais com o intuito de chamar a esta Aldeia de Montanha cada vez mais visitantes e turistas", refere a ADIRAM - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha.

Com a colaboração da Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com as associações e a comunidade local, a tradição é "reinventada, dando a conhecer a gastronomia típica da aldeia".

"É uma experiência única em comunhão com a essência das suas gentes. Tudo em ambiente de festa e animação", lê-se na nota enviada à agência Lusa.

Segundo a fonte, na Noite das Caçoilas "podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno antes da chegada da noite".

"O segredo da confeção das carnes é a lenta cozedura nas caçoilas de barro preto, o que dá tempo suficiente para a confraternização e para as danças e cantares", é também indicado.

A Noite das Caçoilas integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, que congrega um conjunto de atividades ligadas à preservação e valorização da identidade local, em que o fator diferenciador, para o Turismo, reside nas vivências e tradições comunitárias das Aldeias de Montanha, de acordo com a ADIRAM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório