Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 24º

Até final do século, haverá 500 milhões de falantes de português no mundo

O secretário de Estado da Comunidades disse hoje em Vimioso, que língua portuguesa é um dos principais ativos estratégicos do Estado português, esperando-se que até ao final do século XXI sejam 500 milhões os falantes espalhados pelo mundo.

Até final do século, haverá 500 milhões de falantes de português no mundo
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/07/19 por Lusa

País Governo

"Há estimativas que apontam para que até 2060 a língua portuguesa possa vir a ser falada por 380 milhões de pessoas e até ao final do século o número aumente para 500 milhões de falantes de língua portuguesa, em todo o mundo", indicou José Luís Carneiro.

Segundo o secretário de Estado, "há indicadores muito claros relativos ao crescimento em todas a regiões do mundo".

"Como exemplo há três anos havia três universidades na China a ensinar língua portuguesa. Atualmente são mais de 40. Já na África do Sul a procura e a oferta para apreender a língua portuguesa ronda os 40%", exemplificou o governante.

José Luís Carneiro falava no decurso do seminário " O regresso do Emigrantes" que decorreu, em Vimioso, no distrito de Bragança, e que juntou uma plateia composta por antigos e atuais emigrantes.

O secretário de Estado acrescentou ainda que na costa Ocidental de África, desde a Costa do Marfim à Namíbia, "há uma procura crescente da língua portuguesa". Na América do Sul, o fenómeno é idêntico em países como a Argentina.

"A língua portuguesa é muito relevante para a cultura, mas, também para a economia, nomeadamente na América Latina e na África Austral, razão pela qual os indicadores mostram um crescimento do português, via Ministério dos Negócios Estrangeiros e Instituto Camões", vincou José Luís Carneiro.

"É na América Latina onde o português é mais falado, mas as estimativas apontam para que, no final do século, a língua portuguesa venha ser mais falada no continente africano, devido a crescimento demográfico espectável para países como Angola ou Moçambique", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório