Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Hospital de Lorvão: Aprovados projetos para instalar cuidados continuados

A Assembleia da República (AR) aprovou hoje na generalidade três projetos de resolução para a instalação de uma unidade de cuidados continuados integrados no antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão, em Penacova.

Hospital de Lorvão: Aprovados projetos para instalar cuidados continuados
Notícias ao Minuto

15:03 - 05/07/19 por Lusa

País Assembleia da República

Na sessão plenária, foram aprovados os projetos apresentados pelo PCP, BE e Verdes, depois de na terça-feira ter sido debatida uma petição com o mesmo objetivo que o Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão entregou há um ano no parlamento.

O documento do PCP foi aprovado hoje com os votos a favor dos comunistas, BE, Verdes, PAN e quatro deputados do PS eleitos pelo distrito de Coimbra, tendo optado pela abstenção os restantes parlamentares: PS, PSD, CDS-PP e deputado não inscrito Paulo Trigo Pereira.

As votações foram iguais para projetos idênticos apresentados pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Ecologista Os Verdes (PEV).

O PCP defende que sejam iniciados os procedimentos, ainda em 2019, para a "criação de uma unidade de cuidados continuados integrados e de reabilitação nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão e a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados".

No seu projeto de resolução, o BE salienta que, "embora o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) seja uma das maiores unidades do país, não está dotado da valência de cuidados continuados e regularmente encontra dificuldades em libertar camas para situações que requerem mais atenção".

O projeto do PEV recomenda também ao Governo que "inicie, a curto prazo, os procedimentos para a implementação de uma unidade de cuidados continuados integrados e de reabilitação nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão e a respetiva integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados".

Nos três casos, o processo legislativo prossegue com os projetos aprovados a serem remetidos à Comissão de Saúde da AR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório