Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

Detidos são suspeitos de participação em esquema conhecido como carrossel internacional do IVA.

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

A Polícia Judiciária (PJ) deteve 14 empresários durante uma megaoperação, que colocou em curso na manhã desta terça-feira, em várias zonas do país, por fraude fiscal e branqueamento de capitais, num esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. 

Num comunicado partilhado no site, a PJ clarifica que procederam no dia de hoje à realização de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como de 14 detenções, por suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, em processo-crime cuja investigação corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 77 anos, são suspeitos de pertencer a uma rede organizada que, desde pelo menos 2017, se dedicava à fraude intracomunitária ao IVA na aquisição de equipamentos de telecomunicações. Até ao momento, a PJ em colaboração com a Autoridade Tributária, apurou um prejuízo superior a 6.5 milhões de euros.

De acordo com a TVI, os empresários aproveitavam a isenção que existe para as vendas transfronteiriças, comprando num Estado-membro sem ter de pagar o IVA e vendendo noutro Estado-membro já com o imposto, sendo que aí recebiam o valor do IVA dos seus clientes e desapareciam sem o pagar ao Estado em que tinham as alegadas empresas.

Posteriormente, os suspeitos criavam novas empresas e continuavam com os procedimentos fraudulentos.

Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório