Meteorologia

  • 25 AGOSTO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

Detidos são suspeitos de participação em esquema conhecido como carrossel internacional do IVA.

PJ detém 14 empresários por fraude internacional

A Polícia Judiciária (PJ) deteve 14 empresários durante uma megaoperação, que colocou em curso na manhã desta terça-feira, em várias zonas do país, por fraude fiscal e branqueamento de capitais, num esquema conhecido por carrossel internacional do IVA. 

Num comunicado partilhado no site, a PJ clarifica que procederam no dia de hoje à realização de 50 buscas domiciliárias e não domiciliárias, bem como de 14 detenções, por suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, em processo-crime cuja investigação corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 20 e os 77 anos, são suspeitos de pertencer a uma rede organizada que, desde pelo menos 2017, se dedicava à fraude intracomunitária ao IVA na aquisição de equipamentos de telecomunicações. Até ao momento, a PJ em colaboração com a Autoridade Tributária, apurou um prejuízo superior a 6.5 milhões de euros.

De acordo com a TVI, os empresários aproveitavam a isenção que existe para as vendas transfronteiriças, comprando num Estado-membro sem ter de pagar o IVA e vendendo noutro Estado-membro já com o imposto, sendo que aí recebiam o valor do IVA dos seus clientes e desapareciam sem o pagar ao Estado em que tinham as alegadas empresas.

Posteriormente, os suspeitos criavam novas empresas e continuavam com os procedimentos fraudulentos.

Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, esta quarta-feira, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório