Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Junta de freguesia em Lisboa quer nomes de atores em todas as ruas

O presidente da Junta de Santo António, Vasco Morgado, disse hoje que sonha ver todas as ruas da freguesia com nomes "de artistas e gentes ligados ao teatro" gravados em calçada portuguesa, na Praça da Alegria, em Lisboa.

Junta de freguesia em Lisboa quer nomes de atores em todas as ruas
Notícias ao Minuto

18:15 - 26/03/19 por Lusa

País Santo António

"O meu sonho seria conseguir com que todas as ruas da freguesia tivessem nomes inscritos", informou o autarca, realçando o desejo de inaugurar uma tradição esta quarta-feira, no Dia Mundial do Teatro, com o nascimento do passeio da fama.

"Queremos inaugurar uma tradição, que no dia 27 de março [de cada ano] se coloque sempre mais nomes", disse Vasco Morgado, em declarações à agência Lusa.

Segundo o presidente, este projeto nasce numa lógica de homenagem ao teatro português, partindo de um tributo mais permanente em calçada portuguesa.

"[O projeto] parte de uma ambição nossa de celebrar sempre o Dia Mundial do Teatro", declarou, garantindo que "não há melhor que a calçada tradicional portuguesa para homenagear os atores e atrizes".

Com uma visão futurista, a iniciativa não é fechada e, além dos nomes dos artistas, também albergará os dos técnicos e dos empresários.

O projeto, pensado por Vasco Morgado e pela equipa da cultura da Junta de Santo António, tem como principal objetivo homenagear os grandes nomes do teatro em Portugal.

"Temos atores mortos e outros que estão vivos, que poderão representar outros que eventualmente vão estar [inscritos] para o ano", afirmou, reconhecendo que "todas as homenagens que têm sido feitas no Dia Mundial do Teatro são escassas".

Para Vasco Morgado, este projeto trata-se de um "brinde ao teatro", "de uma homenagem real e de coração", naquela que é considerada a freguesia com mais teatros por metro quadrado em Lisboa.

A ligação ao Teatro prende-se pela existência de salas como o Teatro Maria Vitória, o Teatro Variedades, o Teatro Capitólio e o Teatro ABC, pertencentes ao Parque Mayer, bem como os cinemas Condes e São Jorge, o Teatro Tivoli e os renovados Maxime e Fontória.

Esta quarta-feira, dia em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, a freguesia de Santo António vai inaugurar um passeio em calçada portuguesa com 35 nomes do mundo do espetáculo na Praça da Alegria.

De acordo com a freguesia, nesta primeira fase estarão inscritos nomes de artistas como Carlos Cunha, Carla Chambel, Carlos Paulo, Diogo Infante, Fernando Mendes, José Raposo, Maria Rueff, Marina Mota e Vera Mónica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório