Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

BE questiona Governo sobre degradação de infraestrutura centenária

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Governo sobre o "estado de degradação" do Sifão do Canal do Alviela, uma infraestrutura centenária na cidade de Sacavém, concelho de Loures.

BE questiona Governo sobre degradação de infraestrutura centenária
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/03/19 por Lusa

Política Loures

O Sifão do Canal do Alviela é datado de 1880 e foi uma infraestrutura responsável pelo abastecimento de água à região de Lisboa, encontrando-se atualmente desativado.

A responsabilidade pela manutenção e conservação do Sifão do Canal do Alviela, localizado no rio Trancão, é da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL).

Em comunicado, os bloquistas anunciam o envio de uma pergunta ao Governo a questionar a tutela sobre o "estado de conservação exato" do Sifão e o porquê de a EPAL "não estar a cumprir" com essa responsabilidade, uma vez que a estrutura se encontra "degradada".

"O Sifão do Canal do Alviela é considerado um símbolo da cidade de Sacavém, por isso, a sua manutenção e valorização adequadas assumem uma importância primordial", apontam.

Esta posição do BE surgiu após um alerta da Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) sobre a falta de manutenção da infraestrutura.

Há uma semana, em declarações à agência Lusa, Rui Pinheiro, da ADAL, referiu que o Sifão "apresenta já um aspeto decadente e que é possível verificar fissurações".

Por seu turno, contactada pela Lusa, fonte da EPAL assegurou que a empresa "monitoriza de forma contínua" o estado de conservação da infraestrutura, apesar de ter decidido desativá-la.

"Importa referir que a EPAL [está] atenta à memória da conservação e preservação do património histórico de abastecimento de água e está a desenvolver estudos para salvaguarda e valorização de troços em que a situação identificada é um dos bons exemplos", apontou a empresa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório