Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

As mais lidas: 12 badaladas (de) notícias que marcaram o passo a Portugal

A poucas horas das primeiras 12 badaladas de 2019, é hora de olhar para trás e recordar os momentos que mais marcaram o ano de 2018 no nosso país.

As mais lidas: 12 badaladas (de) notícias que marcaram o passo a Portugal
Notícias ao Minuto

17:32 - 31/12/18 por Andrea Pinto , Patrícia Martins Carvalho e Fábio Nunes

País Notícias

Estes são os artigos que, ao longo do ano de 2018, suscitaram mais interesse aos leitores do Notícias ao Minuto, que quiseram acompanhar a par e passo aquilo que mais estava ‘a mexer’ com a vida dos portugueses, tanto dentro como fora do país.

Prova disso é a forma como acompanharam de perto o caso de Maëlys de Araújo, a menina lusodescendente raptada e morta em França, e cujo principal suspeito viria a entregar-se à polícia em fevereiro.

A invasão da Academia de Alcochete em maio foi um dos temas que marcou o país e cujos desenvolvimentos continuam a merecer destaque informativo. Este também foi o mês da Eurovisão em Portugal. Destacámo-nos como anfitriões mas o desfecho da final não podia ter sido mais diferente do que sucedeu no ano anterior. 

Entre julho e agosto, o mistério do desaparecimento de Luís Grilo prendeu a atenção dos leitores que quiseram saber de todas as novidades sobre o caso do triatleta. O corpo de Luís Grilo foi encontrado no final de agosto mas ainda há perguntas sem resposta. 

O incêndio na serra de Monchique foi o mais grave deste ano. Não teve o desfecho trágico de Pedrógão Grande, ou dos incêndios de outubro de 2017 no Centro do país, mas a paisagem algarvia vai precisar de algum tempo para recuperar. No início de outubro, um fogo em Sintra ainda chegou a preocupar. 

O mês de outubro também ficou marcado pela tempestade Leslie que atingiu principalmente o centro do país. 

Os últimos meses do ano tiveram contornos trágicos com acidentes como a derrocada de uma estrada em Borba ou a queda do helicóptero do INEM. Pelo meio, evitou-se uma tragédia. Em novembro, um avião da Air Astana declarou emergência nos céus de Lisboa mas conseguiu aterrar em segurança no aeroporto de Beja. 

A justiça foi pontuada por desenvolvimentos em diversos casos mediáticos como na Operação Fizz, Operação Lex ou no caso e-Toupeira. 

Eis as notícias que marcaram a vida dos portugueses em 2018.

Janeiro

Jovem surfista portuguesa morreu intoxicada com monóxido de carbono

O primeiro dia do ano começou com uma notícia que deixaria o mundo do surf de luto. A surfista açoreana Tânia Oliveira, de 20 anos, morreu em São Miguel, nos Açores, devido a uma intoxicação de monóxido de carbono. Os dias que se seguiram foram de homenagem à jovem que foi campeã regional e vice-campeã nacional na modalidade.

A par desta notícia, destaque também para o interesse dos portugueses relativamente a uma massa de ar muito frio, que era notícia no último dia do mês.

Fevereiro

Nordahl Lelandais confessou ter matado Maëlys de Araújo

Mais de seis meses após o desaparecimento da menina lusodescendente Maëlys de Araújo, o principal suspeito do crime viria, finalmente, a assumir a autoria do crime e a cooperar com as autoridades na descobertas dos restos mortais da menina.

Notícias ao MinutoMaëlys de Araújo tinha 9 anos de idade© Facebook

O caso, que aconteceu em França, foi acompanhado desde o primeiro instante – agosto de 2017– pelos portugueses, bem como nos momentos finais em que se viria a confirmar o que se passou na fatídica noite de 27 de agosto, quando Maëlys desapareceu de um casamento.

Março

Sabe quais são os nomes das próximas tempestades?

A meteorologia tem-se revelado um tema de enorme interesse para os nossos leitores. Faça chuva, ou faça sol, os portugueses gostam de saber com que tempo vão contar quando saírem de casa. E, este ano, nunca as tempestades tiveram tanta 'identidade' no nosso país. Ora era a Gisele, ou o Bruno e até o Carlos. Todas passaram para deixar um rasto de destruição, causada pela chuva e ventos fortes, e os nossos leitores mostraram-se interessados em saber o nome da tempestade que se seguiria.

Abril

Fogo no Pinhal de Leiria foi planeado. "Se isto sai daqui, levo um tiro"

O incêndio no Pinhal de Leiria aconteceu em 2017, mas foi em abril deste ano que se fez uma revelação que revoltaria muitos.

Segundo uma investigação liderada pela jornalista Ana Leal, o incêndio que consumiu perto de 80% do Pinhal d'El-Rei terá sido planeado um mês antes por vários madeireiros, donos de grandes empresas e donos de fábricas que compram e vendem madeira.

O plano terá sido orquestrado na cave de um restaurante para que ninguém soubesse, local onde ficou também decidido o preço de comercialização da madeira queimada. A Polícia Judiciária já havia confirmado que o fogo tivera mão criminosa.

Maio

GNR esclarece fio dos acontecimentos da operação em Alcochete

A invasão da Academia de Alcochete por parte de um grupo de cerca de 50 adeptos do Sporting, que agrediu jogadores e equipa técnica do clube de Alvalade, foi um dos acontecimentos que marcou o ano em Portugal. Foi no dia 15 de maio. Um dia depois, a GNR esclareceu a fita do tempo que permitiu ter uma ideia melhor dos diferentes momentos da invasão da academia e das detenções que se foram seguindo. Logo no primeiro dia registou-se a detenção de 23 pessoas, um número que foi aumentando gradualmente nos meses seguintes.

No total, o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa deduziu acusação contra 44 arguidos, sendo que 38 se mantêm em prisão preventiva. Os outros seis arguidos, entre os quais o ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, encontram-se em liberdade.

O mês de maio também ficou marcado pelo Festival da Eurovisão, que se realizou pela primeira vez em solo nacional depois da vitória de Salvador Sobral em Kiev, no ano anterior. No entanto, a participação portuguesa passou de um extremo para o outro. Cláudia Pascoal e Isaura foram as candidatas lusas mas o tema ‘O Jardim’ não convenceu e Portugal ficou em último lugar. Israel triunfou com Netta Barzilai.

Junho

À chegada, Marcelo deu a provar a Trump do seu próprio ‘veneno’

Marcelo Rebelo de Sousa é uma figura quase omnipresente nas notícias. Em junho, o Presidente da República deslocou-se aos Estados Unidos para uma visita de Estado. Foi recebido por Donald Trump na Casa Branca e o momento do aperto de mão entre os dois foi marcante. Conhecido por cumprimentar os outros líderes com um forte aperto de mão, desta feita Trump foi surpreendido por Marcelo que se antecipou e retribuiu na 'moeda' do presidente norte-americano.

O momento foi registado pelas câmaras e deu que falar cá dentro e lá fora.

A agressão de um revisor da STCP a uma jovem no Porto foi outro dos temas que concentrou as atenções em junho. Nicol Quinayas, uma jovem de 21 anos nascida em Portugal mas de ascendência colombiana, foi agredida na noite de São João quando aguardava para entrar no autocarro. O fiscal, um segurança da 2045, tê-la-á insultado e agredido brutalmente.

A mãe da vítima referiu que foi mais um exemplo de racismo que a filha sofreu e o SOS Racismo condenou a agressão. O Ministério da Administração Interna abriu um processo para esclarecer o caso e o segurança deixou de estar ao serviço da 2045.

Um dos momentos da edição deste ano do Rock in Rio foi a homenagem a Zé Pedro durante o concerto dos Xutos & Pontapés. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Fernando Medina, Júlia Pinheiro, Pauleta e Roberta Medina foram algumas das personalidades que se juntaram à banda em palco para cantarem ‘A Casinha’ e mostrarem as saudades que já tinham do icónico guitarrista.

Julho

Morreu pela segunda vez nos nossos braços”, o desabafo dos pais de Vic

As férias de uma família belga em Portugal tiveram um desfecho trágico. Vic, de seis anos, um dos filhos do casal, ficou preso no filtro da piscina de uma unidade de turismo rural em Azeitão. Os bombeiros libertaram Vic. A criança foi reanimada, mas tinha passado 15 a 20 minutos debaixo de água e privada de oxigénio. Ainda esteve internada no hospital seis dias mas acabou por morrer.

Numa publicação nas redes sociais, os pais descreveram os momentos de sofrimento e partilharam a sua perda.

Neste mês, a Polícia Judiciária desencadeou uma megaoperação contra o grupo de motards Hell’s Angels. Foram constituídos 58 arguidos, 39 dos quais ficaram em prisão preventiva. Em causa estão acusações de associação criminosa, tentativa de homicídio, roubo, ofensa à integridade física e tráfico de droga.

Agosto

Vítimas mortais de acidentes em Mira são crianças. Há ainda 8 feridos

Agosto é um mês em que as estradas nacionais registam maior tráfego e isso também significa um maior número de acidentes. Uma colisão entre três veículos na estrada nacional 234-1, em Mira, Coimbra, provocou duas mortes e oito feridos. As vítimas mortais eram duas crianças, um rapaz de 10 anos e uma menina de 13 anos.

Triatleta desaparecido encontrado sem vida e com saco na cabeça

Nos últimos dias de agosto, e depois de mais de um mês sem se saber o seu paradeiro, foi encontrado o corpo de Luís Grilo, o triatleta que saiu para um treino de bicicleta e não voltou a ser visto com vida. O mistério em torno do seu desaparecimento ganhou relevância nacional. Mas não ficou totalmente desfeito.

O corpo apresentava sinais de violência e tinha um saco na cabeça. A Polícia Judiciária começou a investigar o crime. Os desenvolvimentos na investigação levaram à detenção de Rosa Grilo, a mulher do triatleta, e do seu amante, António Joaquim.

Os dois estão acusados do homicídio de Luís Grilo, profanação de cadáver e detenção de arma proibida.

Notícias ao MinutoO fogo de Monchique não fez vítimas mortais© Global Imagens

O incêndio do ano de 2018 devastou a serra de Monchique. Durante vários dias, os portugueses acompanharam o progresso das chamas e recordaram o pesadelo de Pedrógão. Uma semana depois, o fogo foi dado como dominado. 41 pessoas ficaram feridas e o incêndio consumiu mais de 27 mil hectares.

Setembro

Rui Pedro pode estar em Almada? Autoridades confirmam investigação

Vinte anos depois, o paradeiro de Rui Pedro continua desconhecido. Volvidas duas décadas, ainda não se sabe o que aconteceu àquele menino de 11 anos que desapareceu sem deixar rasto. Mas em setembro passado, Rui Pedro voltou a ser notícia.

Isto porque foi visto – e filmado – um homem na zona de Almada, distrito de Setúbal, com bastantes semelhanças físicas para com o semblante de Rui Pedro. As imagens foram partilhadas nas redes sociais e logo chamaram a atenção da PSP, até pelo facto de criarem um certo entusiasmo junto das pessoas que acreditavam tratar-se do menino, agora homem, desaparecido.

A PSP de Almada investigou o homem em causa, mas concluiu que não se tratava de Rui Pedro, apenas de uma pessoa com algumas parecenças físicas ao nível do rosto.

Outubro

Portugal é notícia lá fora e deixa Espanha de ‘boca aberta’

Um recente estudo da OCDE sobre o número de mulheres portuguesas que se interessam pelas áreas da ciência e tecnologia levou o jornal El País a dedicar um artigo a este tema. Mais do que escrever sobre estes números, o jornalista do diário espanhol deixou transparecer a surpresa que o relatório internacional causou.

“Já se sabia que o português é quem tem mais cortiça no mundo, quem mais vinho bebe e quem mais bacalhau consome. Mas o que ninguém calculava na terra do fado é que Portugal fosse o país das mulheres científicas ou, pelo menos, o país com mais mulheres a estudarem ciências”, lê-se no artigo do jornal ‘nuestro hermano’.

Este mês ficou também marcado pela polémica que envolve Cristiano Ronaldo que é acusado de ter, alegadamente, violado uma mulher norte-americana com quem se envolveu num hotel em Las Vegas, em 2009.

A este propósito, a deputada Isabel Moreira teceu alguns comentários sobre o tema, considerando que o “sexismo atingiu níveis doentios (ajudado pelo nosso nacionalismo bacoco”.

A socialista rematou dizendo que “este caso, como outros, tem um impacto mediático gigante, pelo que se Ronaldo for inocente, ele é demolidor e terrivelmente injusto para ele, mas se Ronaldo for culpado, não sei onde é que Kathryn Mayorga vai buscar forças”.

Novembro

Estrada entre Borba e Vila Viçosa abateu. Há “várias vítimas”

A tragédia abateu-se sobre cinco pessoas que, no dia 19 de novembro, circulavam na antiga EN255. A estrada que liga Borba a Vila Viçosa abateu numa zona de pedreiras, arrastando consigo terra, areia e enormes blocos de mármore, bem como os carros que atravessavam a estrada naquela altura.

O colapso da estrada tirou a vida a cinco pessoas: dois operários de uma das pedreiras a operar no local e três outras pessoas que seguiam em duas viaturas e atravessavam a EN255 no momento da derrocada.

Notícias ao MinutoAs buscas duraram vários dias© Global Imagens

Em curso estão inquéritos e investigações ao sucedido para apurar responsabilidades, mas um mês depois ainda não são conhecidas quaisquer conclusões.

O caso do roubo das armas nos paióis de Tancos começou no ano passado, mas 2018 foi um ano recheado de desenvolvimentos importantes. Em setembro, a 'Operação Húbris', a investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, resultou na detenção de nove pessoas, entre as quais o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira. Mais recentemente foram constituídas arguidas mais 10 pessoas, o que eleva para 19 o número de suspeitos formais neste caso. 

Persistem muitas dúvidas e em 2019 o caso do assalto a Tancos vai continuar a marcar a atualidade nacional.

Dezembro

Coletes Amarelos: Os pontos de concentração das manifestações de amanhã

As manifestações que tiveram lugar em França, em especial em Paris, deram que falar um pouco por todo o mundo e Portugal não foi exceção. Tanto que foi criado o Movimento Coletes Amarelos Portugal que organizou, no dia 21 de dezembro, um conjunto de manifestações no nosso país.

O interesse dos nossos leitores foi tamanho que a lista dos pontos de concentração das manifestações dos coletes amarelos foi a notícia mais lida do último mês do ano.

No entanto, há ainda a ressalvar a tragédia que ocorreu com um helicóptero do INEM que se despenhou em Valongo e matou quatro pessoas: o piloto, o copiloto, o médico e a enfermeira.

Num dia de más condições atmosféricas, o aparelho embateu numa antena de transmissão e despenhou-se. A violência do embate foi tamanha que os quatro tripulantes morreram na sequência da queda.

Lista das 12 notícias nacionais mais lidas: 

Janeiro - Jovem surfista portuguesa morreu intoxicada com monóxido de carbono

Fevereiro - Nordahl Lelandais confessou ter matado Maëlys de Araújo

Março - Sabe quais são os nomes das próximas tempestades?

Abril - Fogo no Pinhal de Leiria foi planeado. "Se isto sai daqui, levo um tiro"

Maio - GNR esclarece fio dos acontecimentos da operação em Alcochete

Junho - À chegada, Marcelo deu a provar a Trump do seu próprio 'veneno'

Julho - "Morreu pela segunda vez nos nossos braços", o desabafo dos pais de Vic

Agosto - Vítimas mortais de acidente em Mira são crianças. Há ainda 8 feridos

Setembro - Rui Pedro pode estar em Almada? Autoridades confirmam investigação

Outubro - Portugal é notícia lá fora e deixa Espanha de 'boca aberta'

Novembro - Estrada entre Borba e Vila Viçosa abateu. Há "várias vítimas"

Dezembro - Coletes Amarelos: Os pontos de concentração das manifestações de amanhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório