Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal com poucas iniciativas na Semana Mundial do Espaço

Observações com telescópio e exposições são algumas das poucas iniciativas com que Portugal participa, este ano, na Semana Mundial do Espaço, organizada pela ONU, que começa hoje e prolonga-se até quinta-feira.

Portugal com poucas iniciativas na Semana Mundial do Espaço
Notícias ao Minuto

09:31 - 04/10/13 por Lusa

País Participação

Em 2013, a efeméride assinala-se sob o tema "Explorar Marte, Descobrir a Terra", envolvendo entidades governamentais, organizações não-governamentais, escolas, universidades e clubes de astronomia.

Em Portugal, iniciativas, pouco relacionadas com o tema, são promovidas pelo Observatório Astronómico de Lisboa, Centro Ciência Viva de Constância, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda.

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto organiza, se o tempo o permitir, observações diurnas e noturnas com telescópio, bem como uma exposição sobre climatologia espacial, enquanto o Observatório Astronómico de Lisboa dá uma palestra sobre Marte para alunos de uma escola de Almada.

O Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda, promove uma exposição de astrofotografias com curiosidades astronómicas e atividades que testam os conhecimentos dos alunos do 7º ano sobre a distância entre os astros do Sistema Solar.

Durante a Semana Mundial do Espaço, o Centro Ciência Viva de Constância projeta um documentário sobre Iuri Gagarin, cosmonauta soviético que se tornou o primeiro homem a viajar para o espaço, a 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok. Também será usado um giroscópio humano para simular as viagens espaciais.

O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra promove observações do Sol com telescópio equipado com filtro e uma palestra sobre o Sistema Solar.

As datas de início e fim da Semana Mundial do Espaço assinalam o lançamento do primeiro satélite terrestre construído pelo homem, o Sputnik I, a 04 de outubro de 1957, e a assinatura do Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior, a 10 de outubro de 1967.

A efeméride, instituída em 1999, é promovida anualmente pelas Nações Unidas com o apoio da Associação Internacional da Semana do Espaço e visa incentivar os jovens para a ciência, contribuir para uma melhor utilização do espaço para o desenvolvimento económico sustentável e demonstrar o apoio público para os programas espaciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório