Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Apreendidos bivalves e equipamento de mergulho na Ria de Aveiro

GNR alerta que a prática de mergulho obriga à posse de certificado de qualificações e que esta atividade "está vedada em canais de navegação, portos e barras". Quanto à captura de bivalves, a autoridade lembra que esta se encontra interdita devido à possível contaminação com toxinas.

Apreendidos bivalves e equipamento de mergulho na Ria de Aveiro
Notícias ao Minuto

18:00 - 12/10/18 por Notícias Ao Minuto

País GNR

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu esta quinta-feira 11 quilos de amêijoa japonesa e diverso  equipamento de mergulho.

A operação, explica a GNR,  teve como principal objetivo o controlo do cumprimento das normas que regem a prática do mergulho recreativo na Ria de Aveiro.

A operação em causa resultou na identificação de três indivíduos, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, e a elaboração de três autos de notícia por contraordenação, devido à captura ilegal de moluscos bivalves vivos, a prática de mergulho em zona proibida e a falta de certificação válida para esta atividade.

A GNR frisa que a captura deste tipo de bivalves encontra-se interdita, devido à possível contaminação com toxinas, o que pode colocar em causa a saúde pública, caso seja introduzida no consumo.

Esta autoridade alerta ainda que a prática de mergulho obriga à posse de certificado de qualificações, emitido por escola de mergulho licenciada ou de certificação de mergulhador, emitida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I. P.. 

Relativamente à segurança, acrescenta a GNR, "esta atividade está vedada em canais de navegação, portos e barras". Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram restituídos ao meio natural e o equipamento utilizado na prática de mergulho foi apreendido, finaliza a GNR, em comunicado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório