Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Projetos de igualdade de género ficariam por realizar "sem apoio europeu"

Alguns dos projetos de promoção de igualdade de género ficariam por fazer sem o apoio do mecanismo financeiro EEA Grants, admitiu hoje a secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, quando foi conhecido um novo programa de apoio.

Projetos de igualdade de género ficariam por realizar "sem apoio europeu"
Notícias ao Minuto

15:00 - 24/09/18 por Lusa

País EEA Grants

Em declarações aos jornalistas, no final da apresentação pública do novo programa 'Conciliações e Igualdade de Género', hoje, em Lisboa, Rosa Monteiro defendeu que o financiamento que chega através dos European Economic Area Grants (EEA Grants) e do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu "é extremamente importante".

De acordo com a secretária de Estado, trata-se de verbas que vão permitir a realização de projetos que, por si só, obrigam a uma maior eficácia das leis aprovadas, nomeadamente em domínios como a desigualdade salarial.

Com este financiamento vai ser possível, por exemplo, apoiar estudos e projetos de intervenção no domínio dos sistemas de avaliação de funções, como aquele que já foi feito no setor do calçado e que permitiu a revisão das relações coletivas de trabalho, com especial enfoque na discriminação salarial.

"Também outros projetos de intervenção por exemplo de combate à segregação das profissões e das escolhas profissionais de alunos e alunas, uma intervenção muito direta na esfera da educação também do ensino superior, também nos domínios dos sistemas de certificação e avaliação dos cursos e das instituições do ensino superior e de investigação", adiantou a secretária de Estado.

No domínio da prevenção e combate à violência doméstica, Rosa Monteiro apontou que Portugal tem tido "uma abordagem que fica muito aquém de um programa integrado", algo que poderá ser colmatado com estes financiamentos.

"Procuraremos desenvolver sistemas e projetos de intervenção na violência contra as mulheres e a violência doméstica, para além de uma intervenção junto da rede nacional de apoio à vítima, no sentido de estudar e melhor conhecer o seu funcionamento", avançou.

O programa de financiamento global será implementado através de três projetos predefinidos, cinco concursos e um regime de apoios a projetos de menor dimensão.

Dentro dos projetos predefinidos, um deles será levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para a melhoria dos dados estatísticos nacionais em matéria de igualdade entre homens e mulheres.

"Seria difícil mobilizar recursos para se fazer este tipo de trabalho, até porque os financiamentos de que dispomos do POISE [Programa Operacional Inclusão Social e Emprego] estão já desenhados", sublinhou.

Por outro lado, segundo Rosa Monteiro, "seria difícil" realizar os estudos nos vários setores de atividade para estudar os seus sistemas de avaliação de funções e de classificações, outro dos três projetos predefinidos.

"Acreditamos que sem este financiamento algumas coisas ficariam necessariamente por fazer", sublinhou.

O programa de financiamento hoje apresentado tem um valor global de sete milhões de euros, mais um milhão de euros de contrapartida nacional, e será operado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) para apoiar projetos e iniciativas que se enquadrem na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 'Portugal + Igual'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório