Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo saúda escolha de Bachelet como Alta-Comissária

O Governo português congratulou-se hoje com a nomeação da ex-Presidente do Chile, Michelle Bachelet, para o cargo de Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Governo saúda escolha de Bachelet como Alta-Comissária
Notícias ao Minuto

17:38 - 10/08/18 por Lusa

País ONU

"Michelle Bachelet tem um notável percurso de intervenção em defesa dos direitos humanos quer no seu país de origem, quer na esfera internacional, que constitui uma inegável mais-valia para o desempenho das suas novas funções", sublinhou o MNE.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou hoje oficialmente a nomeação, anunciada na quarta-feira, de Michelle Bachelet como Alta-Comissária para os Direitos Humanos.

Por unanimidade e aclamação, os 193 Estados com assento na Assembleia-Geral apoiaram Bachelet, nomeada esta semana pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, após consultas com os grupos regionais.

Michelle Bachelet, de 66 anos, assumirá o cargo a 01 de setembro, por um período de quatro anos, sucedendo ao diplomata jordano Zeid Ra'ad Al-Hussein, cujo mandato termina no fim deste mês.

No comunicado, o MNE sublinha ainda o "firme compromisso" do Governo português "com um sistema multilateral forte e eficaz de proteção dos direitos humanos", indicando que "apoiará Michelle Bachelet enquanto Alta Comissária para os Direitos Humanos, cargo fundamental no sistema de direitos humanos das Nações Unidas".

Por último, o Governo português felicita o atual Alto-Comissário, Zeid Al-Hussein, a quem agradece "a determinação demonstrada na promoção dos direitos humanos ao longo do seu mandato".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório