Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marroquino detido em Monsanto acusado de pertencer ao Daesh

A informação é confirmada pela Procuradoria Geral da República.

Marroquino detido em Monsanto acusado de pertencer ao Daesh
Notícias ao Minuto

14:57 - 23/03/18 por Filipa Matias Pereira

País Terrorismo

O Ministério Público através do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) acusou formalmente um cidadão marroquino que está detido no Estabelecimento Prisional de Monsanto. A informação é avançada pela Procuradoria Geral da República em nota enviada às redações.

O detido irá então responder por um crime de "adesão a organização terrorista internacional", um de "falsificação com vista ao terrorismo", quatro de "uso de documento falso com vista ao financiamento do terrorismo", um de "recrutamento para terrorismo", e ainda um de "financiamento de terrorismo".

Conforme revela a PGR, o arguido, "tendo aderido à organização terrorista internacional Daesh", terá recrutado jovens marroquinos para integrarem a referida organização. Este recrutamento terá sido realizado "preferencialmente junto do Centro Português de Refugiados".

Um dos indivíduos recrutados será, aliás, "um cidadão que foi, depois, detido em França pela tentativa de realização de ataque terrorista naquele país", refere ainda o comunicado. 

Ainda de acordo com a acusação deduzida contra o marroquino, o visado terá, "através da utilização de cartões de crédito falsos, obtido fundos com o objetivo de financiar atividades relacionadas com o terrorismo e que seriam levadas a cabo por jovens por si radicalizados". 

Ao longo da investigação foi ainda possível apurar que contra o arguido correm termos  de processos de natureza idêntica na Alemanha e em França. E foi na sequência destes processos que as autoridades francesas emitiram um mandado de detenção europeu (MDE). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório