Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Autoridades turcas vão fazer buscas no consulado saudita

O anúncio foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acrescentou que as autoridades sauditas vão colaborar. O jornalista Jamal Khashoggi foi visto pelo última vez a entrar no consulado saudita em Istambul.

Autoridades turcas vão fazer buscas no consulado saudita
Notícias ao Minuto

11:36 - 09/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Jamal Khashoggi

As autoridades turcas vão avançar com as buscas ao consulado saudita em Istambul onde o jornalista Jamal Khashoggi desapareceu, avança a Associated Press. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Çavusoglu. O responsável acrescentou que estas buscas vão ser feitas com a colaboração das autoridades sauditas. 

O ministro referiu que as buscas respeitam a Convenção de Viena no que toca às relações consulares pois têm a autorização do chefe da diplomacia saudita. 

Mevlüt Çavasoglu não adiantou, no entanto, quando é que as buscas vão acontecer. 

Jamal Khashoggi desapareceu há uma semana quando se deslocou ao consulado saudita para conseguir documentos para o seu casamento. A sua noiva diz que o viu entrar mas que o jornalista nunca chegou a sair do edifício.

As autoridades turcas têm investigado o seu desaparecimento e chegaram a referir que Khashoggi teria sido morto e "desmembrado" no consulado. Uma versão negada pela Arábia Saudita. Riade frisa que o jornalista saiu do consulado ileso. 

O jornalista saudita era um crítico do príncipe Mohammed bin Salman e estava exilado nos Estados Unidos desde o ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório