Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Frente Comum está contra o fim da reforma obrigatória aos 70 anos

O projeto de resolução que recomenda ao Governo que ponha fim a este regime foi aprovado pelo parlamento em 2016.

Frente Comum está contra o fim da reforma obrigatória aos 70 anos

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública revelou, esta sexta-feira, que está contra a intenção do Governo de acabar com a reforma obrigatória dos trabalhadores da função pública aos 70 anos. Na quinta-feira, a confederação de reformados MURPI e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública também se manifestaram contra a proposta

Em causa está uma notícia avançada pelo jornal Público, na quinta-feira, a dar conta que  que o Governo se prepara para alterar o regime da reforma compulsória por limite de idade. Esta regra, recorde-se, tem quase um século e tem sido criticada por várias personalidades nos últimos tempos, tendo dado origem a um projeto de resolução que recomenda ao Governo que ponha fim a este regime.

Num comunicado enviado às redações, a Frente Comum justifica que "tal medida apenas contribui para mais um ataque aos direitos dos trabalhadores da Administração Pública, potencia a degradação dos serviços, tendo como único propósito aumentar a idade de reforma, violando o direito a uma aposentação com dignidade". 

O projeto de resolução que recomenda ao Governo que ponha fim a este regime foi aprovado pelo parlamento em 2016, com os votos a favor do CDS-PP, o PSD e o PS, e a posição contra dos partidos de esquerda.

Questionado pelo Público sobre se está prevista alguma iniciativa para concretizar a recomendação da Assembleia da República, o gabinete do ministro das Finanças, que tem a tutela desta área, adiantou apenas que está "a ultimar o projeto de diploma" para equiparar o regime do sector público ao do sector privado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório