Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cerimónia de homenagem a mortos perturbada por manifestação de reformados

A cerimónia com o Presidente da República portuguesa e o rei de Espanha de homenagem aos Caídos (mortos) pela pátria espanhola foi hoje em Madrid perturbada pelos gritos e assobios de uma manifestação com várias centenas de reformados.

Cerimónia de homenagem a mortos perturbada por manifestação de reformados
Notícias ao Minuto

11:47 - 16/04/18 por Lusa

Mundo Espanha

A cerimónia com o Presidente da República portuguesa de homenagem aos Caídos (mortos) pela pátria espanhola foi hoje em Madrid perturbada pelos gritos e assobios de uma manifestação com várias centenas de reformados.

Os pensionistas expressavam perto do Congresso dos Deputados (parlamento) o seu desagrado pela falta de aumentos das reformas, mas quando viram o cortejo oficial chegar a uma praceta ao lado, e sem saber muito bem o que se passava, resolveram dirigir-se para o local para manifestar o seu descontentamento.

Quando saiu do carro oficial, Marcelo Rebelo de Sousa, que também não sabia o que estava a acontecer, sorriu para os manifestantes, acenou e fez o símbolo de "ok" com o polegar para cima.

Assobios e várias palavras de ordem como "o povo unido jamais será vencido" foram abafadas pela banda militar que entoou o hino de Portugal e de Espanha.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou hoje uma visita de Estado de três dias a Espanha, durante a qual terá vários encontros com o rei Felipe VI e será recebido pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Acompanham-no nesta deslocação ao Reino de Espanha, dividida entre Madrid e Salamanca, os deputados Carla Barros, do PSD, Luís Testa, do PS, António Carlos Monteiro, do CDS-PP e Rita Rato, do PCP -- o Bloco de Esquerda optou por não se fazer representar. O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Augusto Santos Silva, não esteve na parte inicial da vista por estar a participar numa reunião de MNE no Luxemburgo, sendo substituído pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital espanhola no domingo à noite e foi recebido hoje de manhã pelos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, no Palácio Real, com honras militares.

Depois, na Câmara Municipal de Madrid, recebeu as chaves da cidade, antes de prestar homenagem aos "caídos por Espanha", na Praça da Lealdade, e da audiência com Felipe VI, no Palácio da Zarzuela, residência oficial dos reis espanhóis, seguida de um almoço privado com os monarcas.

À tarde, o chefe de Estado participará num debate com estudantes na Universidade Carlos III, sobre as relações de Portugal, Espanha e União Europeia com a América Latina, e à noite terá um jantar de gala oferecido pelos reis de Espanha em sua honra, no Palácio Real.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório