Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Vai a leilão, pela primeira vez em 300 anos, um "segredo" real europeu

Diamante azul de 6.16 quilates passou por casas reais de quatro dinastias europeias. Pode alcançar os cinco milhões de euros.

Vai a leilão, pela primeira vez em 300 anos, um "segredo" real europeu
Notícias ao Minuto

18:25 - 02/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sotheby's

Uma das pedras mais caras de sempre vai ser vendida pela primeira vez nos seus 300 anos de história. O Farnese Blue é um diamante ‘azul-acinzentado’ escuro de 6.16 quilates, proveniente da Índia durante a colonização britânica, no século XVIII.

Em maio, um descendente da Rainha Isabel vai colocar a jóia em leilão na Sotheby's, em Genebra, sendo estimado que atinja o valor de cinco milhões de francos suíços (4,25 milhões de euros). David Bennett, responsável da leiloeira, refere, porém, que o valor deverá ser mais elevado.

O diamante é originário das minas Golconda, fonte de muitos dos diamantes indianos mais famosos que acabaram nas mãos dos colonizadores europeus, como o Hope Diamond.

O Farnese Blue foi propriedade, em primeiro lugar, da italiana Elisabeth Farnese, dado como presente em 1715, por ocasião do seu casamento com o rei Filipe V de Espanha, conforme explica a placa original, que acompanha a jóia.

Notícias ao MinutoDiamante é vendido com um encaixe amovível, também com diamantes, e com a placa original que explica a sua origem.© Sotheby's

Foi sendo passado entre Espanha, França, Itália e Austria durante 300 anos, passou sete gerações de famílias, mas sempre entre casas reais europeias. De acordo com a Sotheby’s, a pedra preciosa passou, a maior parte do tempo, guardada "em segredo num caixão real”. “Exceptuando familiares próximos, e claro os joalheiros da família, ninguém sabia da sua existência”, escreve a leiloeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório