Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Explosão numa academia militar em São Petersburgo faz sete feridos

A explosão terá sido provocada pela detonação de munições da Segunda Guerra Mundial.

Explosão numa academia militar em São Petersburgo faz sete feridos
Notícias ao Minuto

19:14 - 17/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

Uma explosão nas imediações da Academia Militar de Comunicações Marechal Semion Budionny, em São Petersburgo, na Rússia, provocou vários feridos, segundo avança a imprensa russa.

De acordo com o portal Baza, ligado às autoridades russas, há registo de sete feridos, dois dos quais estão em estado grave, e a explosão terá sido provocada pela detonação de munições da Segunda Guerra Mundial.

À agência de notícias russa RIA Novosti, um representante do serviço de imprensa da administração distrital de Kalininsky adiantou que o incidente ocorreu pelas 20h00 locais (18h00 em Lisboa) na Avenida Tikhoretsky.

O responsável disse que o alerta foi dado por "um morador de São Petersburgo", que "ligou para o serviço de plantão relatando um estrondo suspeito na Avenida Tikhoretsky, 3, onde está localizada a Academia Militar de Comunicações de Budyonny.

"Sete vítimas necessitaram de assistência médica", confirmou.

Em comunicado, o Distrito Militar de Leninegrado afirmou que a explosão ocorreu "no decurso da limpeza de uma das instalações da cave" e, "durante a descarga de lixo para um contentor", ocorreu "uma explosão".

"Em consequência da explosão, sete militares ficaram feridos. Todos os feridos foram levados para as instalações médicas do Ministério da Defesa russo, onde estão a receber todos os cuidados médicos necessários", lê-se na nota, citada pela RIA Novosti.

Os militares russos descartaram que o edifício danificado tenha sido atacado por um 'drone' ucraniano, como sugeriu inicialmente a imprensa local.

A agência de notícias Interfax também citou o comando descrevendo que a explosão foi causada por um projétil de 76 mm datado do período 1941-45, mas não foi explicado o motivo para essa munição ser armazenada na academia.

Bombeiros, polícia e diversas ambulâncias foram mobilizados para o local da explosão.

[Notícia atualizada às 21h08]

Leia Também: Robert Fico "não é pró-Rússia, apenas pragmático e não russófobo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório