Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 2.500 refugiados do Burundi entram no Ruanda à procura de asilo

Mais de 2.500 refugiados burundeses chegaram ao Ruanda, fugindo da insegurança e da violência na região leste da República Democrática do Congo (RDCongo), em busca de um novo asilo, confirmou fonte governamental à agência de notícias EFE.

Mais de 2.500 refugiados do Burundi entram no Ruanda à procura de asilo
Notícias ao Minuto

12:29 - 08/03/18 por Lusa

Mundo Congo

Os requerentes de asilo fugiram do campo de refugiados de Kamanyola, na província problemática de Kivu do Sul (RDCongo) - na fronteira com o Burundi e o Ruanda - onde cerca de 40 refugiados burundeses foram mortos e outros 100 feridos, no ano passado, durante altercações com as forças congolesas que tentavam repatriá-los para o seu país sem o seu consentimento.

Os refugiados estão a ser recebidos em Bugarama e esperam ser transferidos para o campo de trânsito de Nyarushishi, na fronteira com a RDCongo.

O Ruanda acolhe cerca de 50 mil refugiados burundeses no acampamento Mahama, no leste do país, e um total de mais de 173 mil refugiados da RDCongo e do Burundi.

Desde que a crise começou em abril de 2015, quando houve revoltas contra os planos do Presidente, Pierre Nkurunziza, de disputar pela terceira vez as eleições - algo proibido pela Constituição e que viola os acordos que encerraram uma longa guerra civil em 2005 - mais de 400 mil burundeses fugiram do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório