Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela expulsou embaixador espanhol em Caracas

A expulsão do representante espanhol dever-se-á a alegada ingerência nos assuntos internos da Venezuela.

Venezuela expulsou embaixador espanhol em Caracas
Notícias ao Minuto

15:16 - 25/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Tensão

A Venezuela anunciou, através do Twitter, a expulsão do embaixador espanhol em Caracas, Jesús Silva Fernández, por alegada ingerência nos assuntos internos do país.

O diplomata espanhol foi declarada 'persona non grata’, anúncio que surge depois de sete altos funcionários venezuelanos terem sido sancionados pela União Europeia, nomeadamente através do congelamento de ativos e a proibição de vistos para a UE.

Caracas acusa o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, de ser um dos principais responsáveis por essas medidas.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que a decisão foi tomada devido a "agressões contínuas e repetidos atos de interferência nos assuntos internos do país pelo governo espanhol".

O mesmo responsável, recorde-se, já havia exigido "respeito" ao governo espanhol, em novembro do ano passado, através da mesma plataforma, referindo-se aos presos políticos e às liberdades políticas e individuais na Catalunha.

As relações entre Espanha e Venezuela estão tensas desde a eleição do Presidente Hugo Chávez (1999-2013), que morreu em 2013, tendo subido ao poder posteriormente o seu afilhado político Nicolás Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório