Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Berlim, Paris e Londres felicitam novo chanceler austríaco

Berlim, Paris e Londres felicitaram o novo chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que tomou hoje posse à frente de um governo de coligação com a extrema-direita, com votos de um trabalho conjunto com valores partilhados.

Berlim, Paris e Londres felicitam novo chanceler austríaco
Notícias ao Minuto

13:57 - 18/12/17 por Lusa

Mundo Sebastian Kurz

"A Áustria é um país amigo, um vizinho e um parceiro importante e próximo", declarou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, assinalando que se espera que a relação bilateral entre Berlim e Viena continue a ser "boa e estreita" e "baseada em valores".

Segundo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, a França conta com o respeito dos "valores europeus" pela Áustria e "nesse espírito" quer "dialogar com o seu governo, especialmente tendo em vista a presidência do Conselho da União Europeia" que o país exercerá no segundo semestre de 2018.

"O novo chanceler afirmou, em muitas ocasiões, o seu apego aos valores europeus e ao projeto europeu, o que o programa do seu governo recupera", assinalou o mesmo porta-voz.

O governo de Sebastian Kurz integra seis ministros do Partido Liberal (FPÖ, de extrema-direita), nomeadamente o do Interior, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

No início dos anos 2000, o FPÖ foi também parceiro dos conservadores numa coligação, o que levou à adoção de sanções europeias contra a Áustria durante alguns meses.

Questionado sobre o facto daquele partido de extrema-direita ter algumas pastas sensíveis, Seibert limitou-se a dizer que a Alemanha "defende uma política baseada em valores" e que os parceiros do país estão conscientes disso.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, felicitou o novo chanceler austríaco por telefone e "concordaram que querem trabalhar juntos", disse um porta-voz de May.

Quanto à composição do governo de Kurz, a mesma fonte considerou ser um assunto da Áustria.

"Como diria sempre sobre a formação de governos em outros países: são assuntos de outros países", referiu o porta-voz da dirigente britânica.

A composição do executivo austríaco foi criticada por milhares de cidadãos que se manifestaram em Viena ao mesmo tempo que decorria a tomada de posse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório