Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

União Europeia diz que Rússia está a interferir na Catalunha

Segundo a East Stratcom Task Force, equipa supervisionada por Federica Mogherini, têm aumentado substancialmente o número de notícias falsas sobre a Catalunha. Na sua origem, dizem estes especialistas, está propaganda russa na internet.

União Europeia diz que Rússia está a interferir na Catalunha
Notícias ao Minuto

20:38 - 09/11/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Propaganda

Uma equipa de especialistas da União Europeia, que têm como função detetar e combater ataques informáticos provenientes da Rússia, acusa Moscovo de estar a aumentar campanhas de propaganda da internet para interferir na Catalunha.

Segundo o El País, esta equipa, supervisionada pela Alta Representante da União Europeia para a política externa, Federica Mogherini, dá conta de um aumento substancial de notícias falsas em diversas plataformas.

Em média, diz a East Stratcom Task Force, estes conteúdos aumentaram de quatro por semana para 241.

“Esta é uma estratégia não militar, cujos objetivos são políticos”, afirmaram fontes da mesma equipa ao El País. “O objetivo desta campanha de desinformação é debilitar e desestabilizar o Ocidente, explorando divisões já existentes e criando outras novas, artificiais”.

A interferência russa, através de propaganda na internet, noutros países não é nova. Um caso particularmente polémico é a alegada interferência do Kremlin nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, que deram a vitória a Donald Trump, que derrutou Hillary Clinton. O caso está a ser investigado pela justiça norte-americana.

Entretanto, a presidente do parlamento catalão, Carmen Forcadell, acatou a intervenção do governo espanhol e afirmou esta quinta-feira que a declaração de independência apenas teve “caráter simbólico”.

Carmen Forcadell, juntamente com outros cinco deputados regionais, foi ouvida hoje em Madrid no tribunal superior de justiça. Está acusada de apoiar a criação, inconstitucional segundo a justiça espanhola, de uma república independente na Catalunha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório