Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Como estão as coisas, Trump "vence outra vez" em 2020, diz opositor

O realizador de documentários Michael Moore é um crítico de Donald Trump que deu voz à sua opinião no filme 'Michael Moore in Trumpland'.

Como estão as coisas, Trump "vence outra vez" em 2020, diz opositor
Notícias ao Minuto

11:34 - 04/09/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Michael Moore

Se não houver mudanças à forma como funcionam as eleições norte-americanas, é bem provável que Donald Trump volte a vencer as eleições em 2020.

A opinião é do realizador e ativista de Esquerda Michael Moore.

Em declarações à Fast Company, Michael Moore justificou a sua opinião recorrendo ao colégio eleitoral, o sistema de votos norte-americano que faz com que o vencedor num determinado Estado fique com todos os votos desse mesmo Estado.

Hillary Clinton, recorde-se, teve quase mais três milhões de votos do que Donald Trump. No entanto, a derrota no colégio eleitoral fez com que a vitória no voto popular se tornasse irrelevante.

Por essa razão, Moore defende que, "como as coisas estão neste momento", podemos contar com a reeleição de Trump.

Michael Moore lançou 'Michael Moore in Trumpland' (tradição livre: Michael Moore em terras de Trump), em 2016, filme que o mostrava em palestras em Estados onde Trump venceria a discursar contra o atual presidente dos Estados Unidos.

O opositor de Trump, no entanto, realça que ainda há hipóteses de os democratas vencerem em 2020. "Estas são as boas notícias: não temos de convencer um único dos votantes de Trump a votar de forma diferente porque já temos a maioria".

Onde podem então os democratas ir buscar os votos que faltam para fazer a diferença? Moore responde: 

"Oito milhões de eleitores de Obama votaram em Trump. Podemos trazer alguns deles de volta? Penso que sim. (...). Sabem, houve 7,5 milhões de pessoas que votaram nos Verdes ou nos Libertários. Podemos convencer alguns deles a voltar", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório