Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Equador analisa pedido de asilo a ex-consultor da CIA

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador afirmou hoje que o seu país "está a analisar" o pedido de asilo do ex-consultor dos serviços secretos norte-americanos Edward Snowden, que se encontra atualmente em Moscovo.

Equador analisa pedido de asilo a ex-consultor da CIA
Notícias ao Minuto

06:14 - 24/06/13 por Lusa

Mundo Edward Snowden

"Vamos tomar uma decisão (...) estamos a analisar", disse Ricardo Patiño em Hanói, capital do Vietname, referindo-se ao requerimento de Edward Snowden, acusado de espionagem pela justiça norte-americana, depois de ter divulgado documentos sobre programas de vigilância das comunicações.

O pedido de concessão de asilo, apontou, "tem a ver com a liberdade de expressão e com a segurança de cidadãos em todo o mundo. Agimos sempre por princípio e não no nosso próprio interesse. Há alguns governos que agem mais em conformidade com os próprios interesses, nós não".

Edward Snowden, antigo agente da CIA e ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA), chegou à Rússia este domingo, procedente de Hong Kong, na esperança de obter asilo no Equador e de escapar à detenção por ter divulgado os pormenores de programas norte-americanos de vigilância de comunicações secretos.

"Sabemos que ele está em Moscovo, estamos em conversações com as autoridades superiores", disse o chefe da diplomacia equatoriana, que se encontra de visita oficial ao Vietname.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, procurado pelos Estados Unidos por ter divulgado milhares de documentos confidenciais e que se encontra refugiado, desde junho do ano passado, na embaixada do Equador em Londres, após Quito lhe ter concedido asilo político.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório