Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo dos EUA suspende pagamentos ao exército do Paquistão

O governo norte-americano bloqueou o pagamento de 50 milhões de dólares ao exército paquistanês, por considerar que Islamabad não fez o suficiente para combater o grupo Haqqani, ligado aos talibãs, indicou hoje um porta-voz do Departamento da Defesa.

Governo dos EUA suspende pagamentos ao exército do Paquistão
Notícias ao Minuto

17:24 - 21/07/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O secretário Mattis [chefe do Pentágono e equivalente ao ministro da Defesa português] informou as comissões de Defesa do Congresso que não está em condições de certificar que o Paquistão tomou suficientes medidas contra o grupo Haqqani que permitam um desembolso total dos fundos de apoio da coligação para o ano fiscal de 2016", indicou o porta-voz Adam Stump.

Os Estados Unidos alocaram 900 milhões de dólares em ajuda militar ao Paquistão em 2016, através de um fundo especial e a título de ajuda no combate ao terrorismo. Islamabad já recebeu 550 milhões desse montante e 300 milhões tinham sido já cortados pelo Congresso, pelo que a suspensão agora decidida por Mattis refere-se a 50 milhões de dólares.

"Esta decisão não minimiza a importância dos sacrifícios feitos pelo exército paquistanês nos últimos anos", disse o porta-voz.

"O Paquistão ainda tem tempo de agir contra o grupo Haqqani de forma a influenciar a decisão do ministro para o ano fiscal de 2017", concluiu.

Tal como em 2016, o Paquistão deveria receber este ano 900 milhões de dólares.

O grupo Haqqani tem bases nas regiões fronteiriças entre o Afeganistão e o Paquistão. É responsável por numerosos ataques contra as forças estrangeiras e afegãs no Afeganistão.

O Paquistão já recebeu dos Estados Unidos milhares de milhões de dólares desde a invasão do Afeganistão em 2001.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório