Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Espanhola que fez piadas no Twitter sobre a era de Franco foi condenada

A jovem comentou na rede social a morte de um primeiro-ministro em 1973.

Espanhola que fez piadas no Twitter sobre a era de Franco foi condenada
Notícias ao Minuto

10:42 - 30/03/17 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Cassadra Vera

Um tribunal espanhol condenou esta quarta-feira uma mulher a um ano de prisão depois de esta ter feito piadas no Twitter sobre factos que remontam a 1973. Os comentários dizem respeito ao assassinato de uma figura importante na ditadura de Franco.

O tribunal acusou Cassandra Vera, uma jovem de 21 anos, de glorificar o terrorismo e de humilhar as suas vítimas. Contudo, a pena deverá ser suspensa. Aqueles que são condenados por crimes não violentos, cuja sentença é inferior a dois anos, não cumprem (a maior parte das vezes) prisão efetiva.

Entre 2013 e 2016 Vera publicou 13 tweets sobre o assassínio de Luis Carrero Blanco, o primeiro-ministro de Francisco Franco. No dia 20 de dezembro de 1973, Blanco morreu na sequência de uma bomba colocada no seu carro pelo grupo Eta.

O caso de Vera tem suscitado várias questões sobre a liberdade de expressão em Espanha e a jovem tem recebido muito apoio dos seus ‘irmãos’. O próprio líder do partido Podemos, Pablo Iglesias, acompanhou-a no seu julgamento.

Segundo o The Guardian, também a neta de Carrero veio a público defender a jovem acusada e demonstrou o “seu receio por uma sociedade sem liberdade de expressão”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório