Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Número de mortos nas Filipinas devido ao tufão Haima continua a subir

As autoridades filipinas elevaram hoje para 12 o número de mortos provocados pelo tufão Haima, que atingiu na quinta-feira o norte do país com fortes chuvas e ventos que causaram inundações e danificaram infraestruturas e campos de cultivo.

Número de mortos nas Filipinas devido ao tufão Haima continua a subir
Notícias ao Minuto

08:20 - 21/10/16 por Lusa

Mundo Tempestade

O tufão -- designado de Lawin nas Filipinas -- afetou o norte da ilha de Luzón, com ventos de até 225 quilómetros por hora e chuvas torrenciais.

O chefe da agência filipina para a redução de desastres, Ricardo Jalad, disse à televisão ABS-CBN que oito das mortes ocorreram na região de Cordillera.

As autoridades indicaram que ainda estão a avaliar a dimensão dos prejuízos, mas avançaram serem extensos nas zonas de cultivo.

Na província de Cagayan, onde foi declarado alerta máximo antes de o tufão tocar terra na noite de quarta-feira, entre 50.000 e 60.000 hectares de arrozais foram destruídos pelo vento ou inundados pelas chuvas, indicou o seu governador Manuel Mamba.

O Haima foi o mais potente tufão a atingir as Filipinas desde o Haiyan, que em 2013 causou 6.300 mortos, mais de 1.000 desaparecidos e 14 milhões de afetados na região central do país.

Entre 15 e 20 tufões afetam anualmente as Filipinas durante a época das chuvas que começa, normalmente, em junho e termina em novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório