Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Partido no poder em Cabo Verde destaca "grande vitória" autárquica

O presidente do Movimento para a Democracia (MpD, partido no poder em Cabo Verde), Ulisses Correia e Silva, destacou hoje a "grande vitória" nas eleições autárquicas de domingo, dizendo que o partido conseguiu atingir as suas metas.

Partido no poder em Cabo Verde destaca "grande vitória" autárquica
Notícias ao Minuto

06:08 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Correia e Silva

"Gostaria de ressaltar a grande vitória do MpD nestas eleições. Atingimos a nossas metas, propusemos sempre vencer e vencer de uma forma convincente. Os cabo-verdianos responderam positivamente às propostas dos nossos candidatos", avaliou Ulisses Correia e Silva.

Segundo os últimos resultados provisórios divulgados no site oficial sobre as eleições autárquicas (www.eleicoes.gov.cv), e quando estão contabilizados mais de 98% das mesas de voto, o MpD conquistou 19 das 22 câmaras municipais, mais cinco do que há quatro anos.

Segundo Ulisses Correia e Silva, o partido que dirige apresentou-se nas eleições para vencer e foi o que aconteceu.

"Os nossos candidatos venceram com autonomia de apresentação das suas propostas, dando cara aos seus projetos e mostrando que conseguiram convencer os eleitores, os cabo-verdianos e munícipes nos diversos concelhos do país com as melhores propostas e soluções", prosseguiu.

Ulisses Correia e Silva garantiu que, enquanto primeiro-ministro, vai trabalhar com todas as 22 câmaras "de forma igual e sem qualquer discriminação" político-partidária.

"O Estado garantirá a todos igualdade de condições e de tratamento, respeitando a lei e fazendo valer aquilo que são os nossos compromissos, no sentido de garantir que o poder local se afirme cada vez mais e seja uma realidade cada vez mais pujante", prometeu.

O líder do MpD aproveitou ainda para saudar todos os candidatos, os que venceram e os que não venceram, considerando que "a democracia funcionou" e referindo que a partir de agora vai trabalhar juntamente com todos os presidentes de câmaras para o desenvolvimento do país.

Ulisses Correia e Silva falava à imprensa minutos depois de a líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maior partido da oposição cabo-verdiana), Janira Hopffer Almada, ter colocado o seu lugar à disposição após reconhecer a derrota autárquica.

Instado a comentar, o presidente do MpD disse que não tinha nenhuma consideração especial a fazer, mas entendeu que são consequências da atividade política.

Segundo os dados provisórios, o PAICV venceu em duas das 22 câmaras municipais do país, menos seis do que tinha conseguido há quatro anos.

Na ilha da Boavista, o grupo independente BASTA, liderado pelo deputado do MpD José Luís Santos, foi o vencedor, com 53,5% dos votos.

Instado a comentar esses resultados onde o vencedor foi um "dissidente" que não contou com o apoio do partido, o presidente do MpD disse que interpreta com normalidade e que a escolha é sempre das posições e opções locais.

Afirmando que respeita os resultados, o presidente do MpD destacou o facto de o PAICV não ter ganho na Boavista, mas garantiu que vai trabalhar com a candidatura vencedora na ilha, com as conquistadas pelo PAICV e também as do MpD.

Segundo os dados provisórios, o MpD também venceu em 19 das 22 assembleias municipais, contra duas do PAICV e uma do BASTA.

Já a abstenção situa-se nos 41,7%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório