Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venezuela e Colômbia acordam reabertura gradual de fronteira comum

A Venezuela e a Colômbia chegaram hoje a um acordo para reabrir "de forma controlada e gradual" a fronteira entre os dois países, encerrada há um ano pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Venezuela e Colômbia acordam reabertura gradual de fronteira comum
Notícias ao Minuto

06:01 - 12/08/16 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Vamos abrir a fronteira de forma controlada e gradual, isso é o que determinámos", anunciou hoje o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

O anúncio foi feito à margem de um encontro entre Juan Manuel Santos e Nicolás Maduro, na cidade de Puerto Ordáz, no sudoeste da Venezuela.

Nicolás Maduro disse, por outro lado, estar disponível para retomar as relações económicas e comerciais com a Colômbia de modo a abranger todos os setores produtivos e incorporar o programa governamental Grande Missão Abastecimento Venezuela.

"Já temos aí, sobre a mesa, todas as formas para reativar essa relação e ir multiplicando-a (...) para uma fronteira de paz. Estamos à beira de dar o exemplo de como se pode construir relações de todo o tipo", disse.

Nicolás Maduro frisou que a passagem de peões na fronteira entre os dois países será reaberta a partir de sábado, 13 de agosto, entre as 06:00 e as 19:00 horas locais, em cinco áreas fronteiriças.

A Venezuela e a Colômbia partilham mais 2.219 quilómetros de fronteira.

Em julho, mais de 100 mil venezuelanos cruzaram a fronteira com a Colômbia para comprarem produtos básicos e medicamentos escassos na Venezuela, durante dois domingos em que houve uma abertura fronteiriça temporária a peões, segundo as autoridades colombianas.

A 19 de agosto de 2015, Maduro ordenou o encerramento da ponte Simón Bolívar, principal passagem entre a cidade colombiana de Cúcuta e as localidades venezuelanas de San António e Ureña.

Cinco dias depois, as autoridades venezuelanas decretaram o estado de emergência em seis municípios fronteiriços com a Colômbia, justificando a medida com o combate a grupos paramilitares, ao narcotráfico e ao contrabando.

O estado de emergência foi depois estendido a 20 municípios, abrangendo os estados venezuelanos de Táchira, Zúlia e parte de Apure, o que levou ao fecho de toda a fronteira.

Desde o encerramento da fronteira, mais de 1.355 colombianos foram repatriados e mais de 19 mil abandonaram a Venezuela voluntariamente, segundo fontes não oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório