Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA impõem sanções a terrorista dos atentados de Bruxelas e Paris

Os Estados Unidos impôs hoje sanções financeiras a um alegado terrorista com ligações aos atentados ao aeroporto de Bruxelas em março e aos ataques de 2015 em Paris, e bloqueou os ativos de um grupo talibã acusado de violências.

EUA impõem sanções a terrorista dos atentados de Bruxelas e Paris
Notícias ao Minuto

17:05 - 03/08/16 por Lusa

Mundo Mohamed Abrini

O Departamento de Estado informou em comunicado sobre as sanções contra Mohamed Abrini e contra a cisão talibã Jaamat-ul-Ahrar (JuA), a quem se atribui o assassinato de pelo menos 73 pessoas na cidade paquistanesa de Lahore em março.

A medida implica o bloqueio dos ativos que podem possuir sob jurisdição norte-americana e a proibição dos cidadãos deste país em efetuarem transações com os visados.

Abrini é um suposto membro do comando terrorista que promoveu o atentado no aeroporto de Bruxelas em março, com um balanço de 31 mortos, e ainda dos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, que provocaram 130 mortos.

Conhecido como o "homem do chapéu" por usar esse acessório quando foi detetado pelas câmaras de segurança no dia dos atentados no aeroporto de Bruxelas, Abrini está detido pelas autoridades belgas.

O Jaamat-ul-Ahrar (JuA) é uma cisão do Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), o principal grupo talibã paquistanês, e atua na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão desde a sua formação em 2014, promovendo "múltiplos ataques na região, atacando civis, minorias religiosas, militares e forças de segurança", segundo o Departamento de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório