Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

NATO vai considerar propostas da Rússia para reduzir riscos com aviões

A Aliança Atlântica vai estudar as propostas de Moscovo para aumentar a segurança aérea, apresentadas numa nova reunião a nível de embaixadores do Conselho NATO-Rússia, afirmou hoje o secretário-geral dos aliados, Jens Stoltenberg.

NATO vai considerar propostas da Rússia para reduzir riscos com aviões
Notícias ao Minuto

19:34 - 13/07/16 por Lusa

Mundo Stoltenberg

"Vamos estudar a proposta da Rússia sobre segurança aérea", anunciou Stoltenberg em conferência de imprensa depois do encontro, no qual um dos assuntos mais abordados foi a transparência entre a NATO e Moscovo e como se podem evitar incidentes durante exercícios militares com aviões.

Stoltenberg deixou claro que "as diferenças persistem" entre as duas partes no que se refere às crises na Ucrânia, que afirmou terem "minado a segurança transatlântica".

O secretário-geral assegurou que a reunião, em que a NATO apresentou à Rússia os resultados da cimeira em Varsóvia, foi útil e incluiu "discussões abertas e sinceras".

"A NATO informou a Rússia das decisões tomadas na cimeira de Varsóvia e a Rússia informou os aliados das suas analises e dos passos que estão a dar", explicou Stoltenberg, que saudou o facto de Moscovo querer continuar "com as medidas para reduzir riscos".

Sobre a proposta russa acerca da segurança aérea, Stoltenberg frisou que "os aliados a estudaram conscienciosamente".

A NATO registou nos últimos meses o aumento do número de aviões russos intercetados na zona do Báltico que voavam sem anunciar as suas trajetórias e sem utilizar o rádio.

Stoltenberg lamentou que a Rússia ainda não tenha partilhado os detalhes da sua proposta, mas saudou que "mostre mais interesse nestes assuntos" e garantiu que vão ser pedidas mais informações sobre a iniciativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório