Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

Vuk Jeremic anuncia candidatura a secretário-geral da ONU

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros sérvio Vuk Jeremic anunciou hoje a sua candidatura a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e adiantou que vai viajar já para Nova Iorque, onde já começaram as audições públicas dos candidatos.

Vuk Jeremic anuncia candidatura a secretário-geral da ONU
Notícias ao Minuto

18:38 - 12/04/16 por Lusa

Mundo Antigo ministro

Jeremic, de 40 anos, sublinhou que "é uma grande honra e privilégio" representar a Sérvia nesta "competição", em declarações à emissora de televisão sérvia B92.

Por outro lado, o diário Vercernje Novosti adianta na sua versão eletrónica que o Governo de Belgrado decidiu apoiar Jeremic como candidato oficial ao cargo. O antigo ministro sérvio presidiu à Assembleia Geral da ONU entre 2012 e 2013.

A sua candidatura não está, no entanto, isenta de polémica, já que o Presidente sérvio, Tomislav Nikolic, é muito crítico em relação a Jeremic e não parecia apoiá-lo até agora.

O mesmo órgão de comunicação social indica que esta nomeação é "de alguma forma, uma surpresa", já que vários altos cargos sérvios tinham indicado previamente que Jeremic não contava com o apoio do seu país.

O ex-governante, que esteve em funções entre 2007 e 2012, anunciou que viajará imediatamente para Nova Iorque, onde hoje começaram as audições públicas aos candidatos a suceder ao atual secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon.

O antigo primeiro-ministro português e ex-alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, é um dos candidatos e será ouvido hoje à tarde na sede das Nações Unidas, cerca das 15:00 locais (20:00 em Lisboa).

Os restantes nomes que já oficializaram a candidatura são: a búlgara Irina Bokova, atual diretora geral da Unesco; a neo-zelandesa Helen Clark, ex-primeira-ministra e responsável do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD); o ministro dos Negócios Estrangeiros de Montenegro, Igor Luksic; a antiga chefe da diplomacia da Moldávia Natalia Guerman; o macedónio Srgjan Kerim, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas entre 2006 e 2007; a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Croácia Vesna Pusic e o antigo Presidente esloveno Danilo Turk.

A Europa do Leste é o único grupo regional que não teve ainda um secretário-geral da ONU, pelo que se considera que os candidatos dessa região têm mais possibilidades de ocupar o cargo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório