Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia: Barco militar explodiu ferindo seis guarda-costeiros

Seis guardas-costeiros ucranianos ficaram feridos e um é dado como desaparecido, quando o seu barco explodiu devido a uma mina, perto do porto de Mariupol na zona de conflito no leste da Ucrânia, disseram hoje as autoridades ucranianas.

Ucrânia: Barco militar explodiu ferindo seis guarda-costeiros
Notícias ao Minuto

18:52 - 07/06/15 por Lusa

Mundo Mariupol

"Havia sete soldados a bordo, seis foram hospitalizados e outro, que é o capitão, é ainda procurado", anunciaram os guardas de fronteira em comunicado.

O navio foi atingido por uma mina durante uma inspeção, tendo ficado fortemente danificado.

Mariupol, porto estratégico nas margens do Mar de Azov, é a última grande cidade de leste separatista pró-russa sob o controlo do governo ucraniano. Existem combates de uma forma regular perto da aldeia de Chirokiné, localizado a cerca de 10 quilómetros de Mariupol.

Este porto é estratégico para os separatistas russos porque faz a ligação entre a Rússia e a península ucraniana da Crimeia, anexada em março de 2014, mas muito dependente da Ucrânia para suprimentos vitais.

A Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de apoiar militarmente os rebeldes no leste do país e ter deslocado tropas regulares para a fronteira, uma situação que Moscovo nega.

No terreno, a situação manteve-se "tensa" no domingo, de acordo com o exército ucraniano, que acusa os separatistas de usar armas proibidas pelo Acordo de Minsk.

"As tropas e os terroristas russos (conforme designação de Kiev) dispararam cinco vezes utilizando 'lança-rockets' Grad perto da aldeia de Granitne", a meio caminho entre o reduto rebelde de Donetsk e Mariupol, disse Olexander Motouzianyk, um porta-voz militar ucraniano durante uma conferência de imprensa.

Nenhum soldado ucraniano morreu, mas oito foram feridos nas últimas 24 horas, acrescentou.

As autoridades separatistas, por seu lado relataram dois civis feridos na área Donetsk num bombardeamento atribuído ao exército ucraniano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório