Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Seis mortos e dez feridos em ataque na Índia

Pelo menos seis pessoas morreram hoje e dez ficaram feridas num confronto entre alegados rebeldes e as forças de segurança de Caxemira, Índia, no primeiro incidente grave desde a formação de um novo governo regional há 20 dias.

Seis mortos e dez feridos em ataque na Índia
Notícias ao Minuto

18:09 - 20/03/15 por Lusa

Mundo Caxemira

De acordo com a agência noticiosa local IANS, que citou fontes policiais, dois homens, com uniformes militares, armas automáticas e granadas, abateram a tiro um civil e três polícias numa esquadra de Rajbagh, no estado de Jammu-Caxemira, no extremo noroeste da Índia, a cerca de 15 quilómetros da fronteira com o Paquistão.

Os dois atacantes morreram durante o confronto, que começou às 06:00 (00:30 em Lisboa) e se prolongou por sete horas.

Dez pessoas, nove polícias e um civil, ficaram feridos no ataque à esquadra, para onde foram enviados reforços da polícia e do exército.

Na conta oficial da rede social "Twitter", o ministro do Interior indiano, Rajnath Singh, considerou os atacantes "dois terroristas" e elogiou a "atuação admirável" das forças de segurança.

Este é o primeiro incidente grave desde que, no início do mês, tomou posse o novo executivo regional, uma coligação entre o Partido Democrático Popular (PDP), que propunha a autonomia para a região de Caxemira indiana, e o Bharatiya Janata (BJP, sigla em inglês), o partido nacionalista hindu do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Jammu-Caxemira é o único estado indiano de maioria muçulmana e o Paquistão reclama a soberania sobre a zona, desde a partição do subcontinente em 1947, no final da época colonial britânica.

As duas potências nucleares travaram já duas guerras pelo domínio em Caxemira.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar os rebeldes no estado, onde na primeira semana de janeiro morreram 14 pessoas, entre militares e civis, em incidentes violentos junto à denominada Linha de Controlo, que divide o território entre os dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório