Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

EUA revê para 6,7 magnitude do sismo no norte da Argentina

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) reviu de 6,9 para 6,7 a magnitude do sismo hoje registado junto da fronteira da Argentina com o Chile, situando, numa segunda avaliação, o epicentro a 93 kilometers a oeste de El Aguilar, Argentina.

EUA revê para 6,7 magnitude do sismo no norte da Argentina
Notícias ao Minuto

22:45 - 11/02/15 por Lusa

Mundo Serviço Geológico

Inicialmente, a USGS atribui ao sismo, registado às 18:57 TMG (mesma hora em Lisboa) e que não provocou vítimas ou danos materiais, a magnitude de 6,9 e localizou o epicentro a cerca de 110 quilómetros a leste de San Pedro de Atacama, norte do Chile, a uma profundidade de cerca de 296 quilómetros.

Numa avaliação posterior, a USGS claculou que o sismo ocorreu a uma profundidade de 190 quilómetros.

Porém, o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina considerou que o sismo atingiu uma magnitude de 6,2 graus na escala de Richter, se verificou na província de Jujuy, no norte da Argentina, e a uma profundidade de 230 quilómetros.

O mesmo instituto local registou outros movimentos com uma magnitude 3,5 e 3,9 graus.

Por seu lado, o Centro de Sismologia Nacional da Universidade do Chile informou que o sismo teve uma magmitude de 6,6 graus na escala de Richter, afetando a região fronteiriça de Antofagasta, sem causar danos humanos e materiais.

O Serviço Hidrográfico do Chile anunciou que não existe o risco de haver um tsunami, tendo detetado horas antes um outro sismo na região, de magnitude 5,8.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório