Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal começou a julgar antiga dirigente da Korean Air

Um tribunal de Seul começou hoje a julgar a antiga vice-presidente da Korean Air, Cho Hyun-ah, por obstrução à lei da segurança aérea ao expulsar uma hospedeira de um avião já na pista, incidente conhecido como o "caso das nozes".

Tribunal começou a julgar antiga dirigente da Korean Air
Notícias ao Minuto

11:26 - 19/01/15 por Lusa

Mundo Seul

O tribunal de Seul decidiu julgar Cho Hyun-ah por violações às normas da aviação, entre elas alterar planos de voo e cometer agressões num avião, e também por coação e interferência na execução do dever, revelou a Procuradoria.

A defesa de Cho Hyun-ah recusa todas as acusações e assinalou não existirem provas suficientes e que as declarações das testemunhas são contraditórias entre si, assinalou a agência Yonhap.

Cho Hyun-ah, filha mais velha do presidente da Korean Air, Cho Yang-ho, foi detida a 30 de dezembro depois de protagonizar a polémica decisão de expulsar uma hospedeira de um avião da companhia porque lhe terá servido aperitivos numa embalagem e não num prato.

O incidente ocorreu quando o avião estava prestes a descolar de Nova Iorque com 250 pessoas a bordo e provocou um atraso de 11 minutos na aterragem em Seul.

Aos 40 anos, Cho Hyun-ah acabou por se demitir dos cargos que ocupava na empresa, mas o seu caso acabou por gerar uma discussão na Coreia do Sul sobre o poder das famílias dos "chaebol", os grandes conglomerados como a Korean Air, Samsung ou Hyundai, que possuem grande influência política e económica no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório