Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Maioria das pessoas desconhece sintomas do cancro

Apesar de o cancro, nas suas várias vertentes, ser a causa de morte de milhões de pessoas todos os anos, a verdade é que a maioria das pessoas desconhece os sintomas desta doença.

Maioria das pessoas desconhece sintomas do cancro
Notícias ao Minuto

15:57 - 03/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigador

Um estudo levado a cabo por investigadores do Reino Unido concluiu que a maioria das pessoas não está a par de quais são os sintomas dos vários tipos de cancro. Por desconhecerem tais sinais alarmantes acabam sempre por os associar a outras doenças menos perigosas.

Como consequência adiam a ida ao médico e quando os tumores são descobertos já se encontram em estado avançado e de difícil tratamento.

De acordo com o Medical News Today, a equipa de investigadores liderada por Katriina Whitaker, da University College London, no Reino Unido, inquiriu 1.724 pessoas com 50 anos ou mais sobre determinados sintomas.

Do questionário, realizado em abril de 2012, constavam 17 sintomas, 10 dos quais considerados como sinais alarmantes de cancro. No entanto, apenas 2% dos inquiridos relacionou os sintomas ‘alarme’ ao cancro.

“Mesmo quando as pessoas pensam que os sintomas apresentados podem ser de alguma doença grave, o cancro tende a não ser o primeiro pensamento. Esta questão pode estar relacionada com o facto de as pessoas terem medo e estarem relutantes em mencionar a palavra cancro”, explicou o responsável pelo estudo.

Perante esta desatenção, Katriina Whitaker refere que a “maioria das pessoas com sintomas de potencial perigo não têm cancro, mas alguns têm e outros podem ter outras doenças cujas curas só seriam beneficiadas por uma atenção antecipada”.

“É por isto que é importante que estes sintomas sejam vistos com atenção, especialmente se são persistentes. Mas a tendência é que as pessoas que desconhecem os sintomas do cancro demorem a ir ao médico”, acrescentou o médico.

No referido inquérito, os sintomas apresentados foram os de tosse inexplicável, aparecimento ou alteração de sinais corporais, sangramentos sem explicação, alteração dos hábitos intestinais, perda de peso sem motivo aparente, dificuldade em engolir e ainda o surgimento de nódulos.

Destes, os sintomas que os inquiridos mais acusaram como estando relacionados com o cancro foram a tosse persistente e a alteração dos hábitos intestinais, enquanto a perda de peso inexplicável e as dificuldades em engolir foram apontados por poucos inquiridos.

O estudo concluiu também que 53% das pessoas que participaram no estudo revelaram já terem experienciado, pelo menos, um dos sintomas de cancro nos últimos três meses.

Em 2012, refere o Medical News Today, surgiram 14 milhões de novos casos de cancro e cerca de 8,2 milhões de pessoas morreram na sequência desta doença que afeta os mais variados órgãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório