Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Bombeiro morre 4 meses após ser despedido e deixa família sem nada

Derek Floyd pertencia aos Bombeiros de Nova Iorque, mas foi despedido no final do ano passado. Este mês, morreu depois de ter sofrido um ataque cardíaco.

Bombeiro morre 4 meses após ser despedido e deixa família sem nada
Notícias ao Minuto

17:36 - 29/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um homem de 36 anos morreu na sequência de um ataque cardíaco, no passado dia 15 de abril, quatro meses depois de ter sido despedido do Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, deixando a família a lutar para manter a sua casa. 

Segundo conta o New York Post, Derek Floyd tinha sido despedido no âmbito de um esforço da cidade para lidar com a crise de migrantes. O plano era reduzir o orçamento daquele Corpo de Bombeiros em 74 milhões de dólares (mais de 79 milhões de euros) até ao final do ano, para abrir caminho para outras despesas. 

O bombeiro foi um dos cerca de 10 que foram despedidos semanas antes do natal. Estes tinham estado feridos, faziam trabalho de escritório ou havia estado doentes por um período prolongado. 

Floyd, que serviu em três missões no Médio Oriente como fuzileiro, estava entre os bombeiros que fazia emprego de secretária, uma vez que tido sofrido outro ataque cardíaco em 2019. Contudo, o homem tentava obter autorização médica para voltar a entrar no corpo de bombeiros, pouco antes de ser despedido. 

Quando morreu, a família ficou sem nada, apesar dos anos de serviço do bombeiro. "Não desejaria isto a ninguém", disse a viúva de Floyd, Cristine, de 34 anos, que é a mãe dos dois filhos do bombeiro.

Depois de Floyd ter sido despedido, encontrou emprego numa organização sem fins lucrativos que ajuda veteranos, mas o salário não era suficiente. 

Cristine diz que "a situação é muito má". "Se o Derek tivesse ficado [nos bombeiros], teria um seguro de vida (...) Isso teria ajudado financeiramente porque, neste momento, a situação é muito má. Sinceramente, estou a nadar num monte de dívidas", lamentou.

O New York Post escreve que não é certo quantos funcionários serão dispensados, mas que há entre 800 a 1.000 pessoas designadas para esse efeito a qualquer altura. Além dos Bombeiros, também a Polícia de Nova Iorque vai sofrer cortes no seu orçamento.

Andrew Ansbro, da Associação de Bombeiros Uniformizados, lamentou a situação. "O que mais me perturba é o facto de o Corpo de Bombeiros da Cidade de Nova Iorque ter centenas de bombeiros a menos. A demissão de [Floyd] foi absolutamente desnecessária". 

“Tinha um trabalho importante. Foi demitido para que o departamento pudesse provar que estava a fazer cortes. Merecia mais", rematou.

Os bombeiros asseguraram que vão "explorar todas as opções" para "ajudar a família" de Floyd, já a autarquia não faz qualquer comentário.

Leia Também: Explosão destrói casa nos EUA. Homem sofreu queimaduras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório