Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA e aliados querem transparência para combater 'dinheiro sujo'

Os EUA e uma vintena de países, que participam na Cimeira pela Democracia, comprometeram-se hoje a melhorar a transparência das empresas para evitar que ocultem dinheiro proveniente da corrupção e outras atividades ilícitas.

EUA e aliados querem transparência para combater 'dinheiro sujo'
Notícias ao Minuto

23:46 - 28/03/23 por Lusa

Mundo Corrupção

Durante um evento realizado em Washington, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, detalhou que o seu país já tomou medidas para dificultar aos corruptos a ocultação das suas identidades e recursos atrás de empresas fantasma.

"Tenho hoje o prazer de anunciar o compromisso dos EUA e de mais de 20 outros governos, que participam nesta cimeira, para melhorar a transparência sobre os proprietários reais das empresas, disse Yellen, cujo cargo equivale na União Europeia ao de ministro das Finanças.

Assim, acrescentou a responsável pelo Tesouro dos EUA, os países comprometem-se a combater as empresas fantasma, melhorar a transparência financeira e perseguir a corrupção.

Disse ainda que, a partir de 2024, as empresas que operem nos EUA vão ter de informar sobre as pessoas reais que as controlam, "uma vez que desmascarar as empresas fictícias é o mais importante que se pode fazer para que não haja lugar para corruptos no sistema financeiro".

Esta nova base de dados "vai impedir a entrada de dinheiro sujo nos EUA", além de dar às autoridades "as ferramentas que precisam para rastrear" as atividades ilícitas.

"Os EUA estão especialmente obrigados a combater a corrupção", disse Yellen, uma vez que indivíduos de todo o mundo procuram lavar dinheiro ou financiar atividades terroristas através do seu sistema financeiro.

A funcionária admitiu que o Tesouro "ainda tem muito que fazer", como conseguir que milhões de pequenas empresas cumpram as novas regras, bem como acabar com o anonimato nas transações em dinheiro vivo que se fazem no imobiliário.

"Quando os que estão no poder recebem subornos, manipulam contratos ou enriquecem os amigos, todos sofremos. A democracia sofre", avisou.

Os EUA estão a acolher esta semana a segunda Cimeira pela Democracia, realizado principalmente de forma virtual, que foi lançado em 2022 pelo presidente norte-americano Joe Biden e conta com dezenas de Estados seus aliados.

Leia Também: EUA sem "indicações" de que Putin irá usar armas nucleares táticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório