Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mandado para Putin? TPI deve evitar "dois pesos e duas medidas"

Declarações são do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, que apela ainda a que o Tribunal Penal Internacional tenha uma posição "justa e imparcial".

Mandado para Putin? TPI deve evitar "dois pesos e duas medidas"
Notícias ao Minuto

08:34 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros apelou, esta segunda-feira, ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que evite "dois pesos e duas medidas" e respeite a imunidade dos chefes de Estado.

As declarações de  Wang Wenbin foram feitas em conferência de imprensa, depois de este ser questionado sobre qual era a posição de Pequim em relação à emissão de um mandado de captura para o presidente da Rússia, na sexta-feira. A instância salvaguardou que Vladimir Putin estava assim acusado de cometer crimes de guerra, na medida em que era presumivelmente responsável pela deportação ilegal de crianças. A acusação visava também a comissária dos direitos das crianças para a presidência russa, Maria Alekseyevna Lvova-Belova.

Segundo o responsável chinês, o tribunal deveria "manter uma posição justa e imparcial" e "respeitar a imunidade dos chefes de Estado em relação à jurisdição sob o direito internacional". 

Para além de aconselhar o TPI a não utilizar "dois pesos e duas medidas", Wenbin notou ainda que a instância deve evitar situações de "politização". 

Os últimos dias continuam a ser marcados pelo aumento de tensão entre a Rússia e a comunidade internacional. Para além dos problemas que marcaram a semana passada, com a colisão de um drone norte-americano e um caça russo, já este domingo Vladimir Putin continua a 'avançar' em território ucraniano, tendo marcado presença em Mariupol, numa visita surpresa àquela que foi, neste ano, uma das cidades mais afetadas pela invasão das tropas russas.

Esta segunda-feira fica ainda marcada pelo início da visita do presidente da China, Xi Jinping, à Rússia. As duas nações partilham uma fronteira com mais de quatro mil quilómetros de distância e Moscovo é um importante fornecedor de petróleo e gás para a China.

Pequim considera ainda a parceria com o país vizinho fundamental para contrapor a ordem democrática liberal, numa altura em que a relação com os Estados Unidos atravessa também um período de grande tensão.

A reunião dá a ambos os líderes a oportunidade de mostrarem que têm "parceiros de peso" numa altura de relações tensas com Washington, disse Joseph Torigian, especialista em relações sino-russas na American University, em Washington, citado pela agência Associated Press.

Leia Também: Presidente chinês reúne-se com Vladimir Putin em Moscovo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório