Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Histórico". Pinguins com cataratas recebem lentes personalizadas

O processo demorou cerca de dois meses, uma vez que cada lente foi criada à medida para cada animal, na Alemanha.

"Histórico". Pinguins com cataratas recebem lentes personalizadas
Notícias ao Minuto

21:34 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Singapura

Seis pinguins de idade avançada receberam lentes intra-oculares personalizadas, ao serem submetidos a uma cirurgia para remover cataratas, um "marco histórico para a medicina veterinária", em Singapura.

Três pinguins-imperadores de 20 anos e três pinguins-de-humboldt, com idades entre os sete e os 13 anos, foram operados há dois meses, e já recuperaram, segundo contaram os veterinários do Mandai Wildlife Group à CNN.

De acordo com a veterinária Ellen Rasidi, a equipa reparou "na sua visão turva e na forma como se moviam, como se tivessem dificuldade em ver o que estava à sua frente", decidindo, por isso, avançar com o procedimento, que é considerado um "marco histórico para a medicina veterinária".

O processo demorou cerca de dois meses, uma vez que cada lente foi criada à medida para cada animal, na Alemanha, detalhou a veterinária Gladys Boo, ao mesmo meio.

"Enquanto espécie de grande porte, os pinguins-imperadores têm olhos grandes e estáveis o suficiente para manter as lentes personalizadas no lugar, por isso optámos por este procedimento, para melhorar ainda mais a sua visão, além de remover a catarata", disse.

Contudo, não deixou de ser uma cirurgia delicada, particularmente devido à terceira pálpebra destes animais, que protege os seus olhos debaixo de água, e que tem tendência a fechar durante tipo de procedimentos.

Os seis animais tiveram, inicialmente, de permanecer fora de água, e de ser administrados gotas oftalmológicas duas vezes por dia. Agora, os veterinários reportaram um aumento da atividade dos pinguins, que se mostram mais responsivos.

Leia Também: Singapura. Homem processa duas vezes mulher que rejeitou pedido de namoro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório