Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Kyiv acusa aumento de soldados russos em cidades bielorrussas

Número de soldados russos mobilizados em cidades bielorrussas como Mazyr, Gomel e Mogilev está a aumentar, diz Estado-maior das Forças Armadas ucranianas.

Kyiv acusa aumento de soldados russos em cidades bielorrussas
Notícias ao Minuto

20:05 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Estado-maior das Forças Armadas ucranianas acusou o aumento do número de soldados russos mobilizados em cidades bielorrussas como Mazyr, Gomel e Mogilev.

"Os registos dos recrutas estão a ser verificados nos comissariados militares da região de Gomel", pode-se ainda ler numa publicação no Facebook.

Nesse mesmo 'post', os ucranianos alertam que "a ameaça de ataques de mísseis por parte do inimigo ao sistema energético e infraestrutura crítica em toda a Ucrânia continua".

O Estado-maior disse que a Rússia "continua a focar os seus esforços na ofensiva na direção Bakhmutsk" e "está a tentar melhorar a posição tática nas direções de Limansky e Avdiiv". Noutras direções, "o inimigo está a focar esforços para suprimir as ações das unidades das Forças de Defesa da Ucrânia, disparando contra as posições das nossas tropas e civis", alertou.

A Rússia "continua a perder poder", afirma o Estado-maior ucraniano, revelando que "no último dia, 50 mercenários feridos por uma campanha militar privada foram transferidos para o hospital central da cidade de Kadyivka, na região de Luhansk".

A invasão russa da Ucrânia, lançada a 24 de fevereiro, causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, nas quais se contam mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A mesma entidade conta como confirmados desde o início da guerra 6.702 civis mortos e 10.479 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: 275 milhões para a Ucrânia; Rússia quer mais mísseis iranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório