Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Professor universitário condenado após aprovar aluno por 50 euros no Peru

O docente e o seu assistente foram condenados a penas de prisão, depois de ter aprovado o aluno, simulando a compra de um livro.

Professor universitário condenado após aprovar aluno por 50 euros no Peru
Notícias ao Minuto

11:15 - 12/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Corrupção

Um professor da Universidade Nacional de Callao (UNAC), no Peru, aprovou um aluno em troca de dinheiro. Foi condenado a cinco anos de prisão.

O professor assistente também foi condenado por ser cúmplice do crime.

"O Primeiro Tribunal Penal Unipessoal Permanente do Superior Tribunal de Justiça de Callao condenou o professor da Universidade Nacional de Callao (UNAC), José Becerra Pacherres, a cinco anos de prisão pelo crime contra a administração pública na forma de propina passiva em detrimento do Estado peruano", pode ler-se no comunicado do tribunal.

O caso remonta a 2018. O docente aprovou "ilegalmente o aluno de quarto ciclo do curso de Investigação Operativa".

"José Becerra negou-lhe a possibilidade de fazer o exame de substituição, conforme era permitido pelo estatuto da universidade. Por isso, disse-lhe para coordenar com o seu assistente Víctor Venegas uma forma alternativa de aprová-lo. Venegas disfarçou o suborno solicitando 200 soles [cerca de 50 euros] para comprar um livro para o professor, dando um número de conta bancária para o estudante depositar. Enquanto aguardava o dinheiro, o professor alterou a nota final do curso, passando-a com 14", refere a nota.

O jovem estudante acabou por denunciar o sucedido dias depois.

Depois do julgamento, o professor foi condenado a pena de prisão e ao pagamento de uma "caução de 15 mil soles [mais de 3.750 euros], multa de 180 dias, indemnização civil de quatro mil soles [mil euros], além de inabilitação por cinco anos".

Leia Também: Professor de antiga escola dos filhos de William e Kate é detido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório